O que é a mentoria jurídica para o empreendedor?

O que é a mentoria jurídica para o empreendedor?

As Startups, Pequenas e Médias empresas nem sempre possuem um advogado parceiro de confiança auxiliar na prevenção de demandas e na regularização jurídica do empreendimento, agindo diariamente sem a segurança jurídica necessária.

O desconhecimento do empreendedor sobre a área jurídica é normal, tendo em vista que o empreendedor deve conhecer sobre o seu empreendimento, sabendo delegar para o especialista quando necessário.

Entretanto, no Brasil não há a cultura de preocupar-se com os aspectos legais de um empreendimento e esse é um um dos principais – senão o principal – erros do empreendedor que levam frequentemente à falência precoce de uma ideia promissora.

É precipitadamente concluído por parte dos empreendedores brasileiros que contar com um advogado é demasiadamente oneroso, acabando por ser “luxo” de alguns poucos.

Essa não é a realidade, ante à existência de escritórios de advocacia modernos que conhecem as necessidades desse mercado e que possuem opções viáveis em sua área de atuação a fim de poder auxiliar o empreendedor.

Existem atualmente planos de assessoria jurídica voltados para o mercado das startups, pequenas e médias empresas com preços fixos e acessíveis, permitindo o acesso dos empreendedores a um advogado de confiança que possa orientá-lo com a segurança necessária para o negócio, permitindo o crescimento do empreendimento sem deixar resquícios que possam estourar a qualquer momento, findando com o negócio do empreendedor.

Atualmente também há a tendência do mentoring, para que os empreendedores possam contar com um mentor jurídico no início do negócio a fim de que mesmo não sendo possível arcar com um advogado com assessoria mensal, o empreendedor possa contar com um advogado experiente que o oriente nas decisões diárias mais sérias, nas contratações e nas preocupações jurídicas que o empreendedor deva ter, sendo aplicável em todas as etapas do empreendimento.

É essencial que o empreendedor conte com o advogado para todos os atos e para realizar todos os serviços jurídicos necessários, entretanto, sabemos que mesmo com as diversas opções mais acessíveis a realidade do mercado em comento nem sempre permite.

É nesse momento que uma solução provisória e eficiente é essencial para o empreendedor: a mentoria jurídica.

A mentoria jurídica realizada por um advogado especialista permitirá a orientação focada no negócio do empreendedor, potencializando as chances de sucesso do empreendimento com um crescimento seguro através da solução de dúvidas em necessidades específicas ou até mesmo na condução geral do negócio durante todas as fases do empreendimento, desde a validação da ideia no mercado até o efetivo funcionamento regular da empresa.

Em inúmeras oportunidades o empreendedor tem dúvidas e não possui alguém de confiança para lhe auxiliar, recorrendo a recursos de busca que em quase a totalidade das vezes não retrata efetivamente a necessidade específica do empreendedor, fazendo com que sejam tomadas decisões precitadas e genéricas que não era o que o negócio efetivamente necessitava.

É importante destacar que a mentoria jurídica adequada e efetiva permite a reunião com interação exclusiva entre o advogado e o empreendedor com seus sócios, incluindo-se pelo menos um retorno, tendo em vista que, por mais que dois negócios sejam parecidos, eles nunca são idênticos e que o advogado mentor necessita de tempo para verificar com melhores detalhes o negócio do empreendedor para apenas depois auxiliar com efetividade na tomada de decisões.

Nesse sentido, é interessante e há a necessidade de análise pelo advogado mentor das questões específicas de um determinado empreendimento e de solucioná-las com maior grau de precisão em um segundo encontro. A mentoria jurídica em grupo é interessante, mas não tão eficiente quanto a mentoria individual, bem como a mentoria jurídica realizada em uma única oportunidade pode não satisfazer com tanta precisão os anseios dos empreendedores.

Será papel do advogado encorajar e guiar o empreendedor nas etapas de seu empreendimento, através da troca de experiências e principalmente da transmissão de conhecimentos com o empreendedor. Por outro lado, será papel do empreendedor que recebe a mentoria questionar e obter o máximo de conhecimento possível para aplicar na prática que vivencia.

Uma mentoria bem sucedida depende não só do conhecimento especializado do advogado mentor mas também dos questionamentos e da habilidade de conhecimento e transmissão do negocio que o empreendedor está gerindo para que o mentor possa direcionar o máximo possível para as necessidades específicas do empreendedor.

A mentoria jurídica tem inúmeros benefícios, desde a tranquilização do empreendedor que poderá tomar decisões diárias sem receios, passando pela segurança que levará ao mercado ao entender e questionar aspectos que sozinho não seria capaz de vislumbrar até o crescimento devidamente seguro e orientado de seu empreendimento.

Assim, contar com um mentor jurídico pode fazer toda a diferença no empreendimento, permitindo ao empreendedor um braço direito, alguém de confiança par auxiliar na tomada de decisões do rumo do negócio.

Ainda tem dúvidas sobre a mentoria jurídica especializada e os benefícios da advocacia preventiva? Fale conosco para que possamos auxiliá-lo!

De qualquer forma e em qualquer empreendimento tenha sempre um advogado ou escritório de advocacia em parceria para agir de forma preventiva em sua empresa. O melhor, sempre, é prevenir!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://lageeoliveira.adv.br/wp-content/uploads/2019/08/paralax-two-row-1024x640.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Help-Desk