A Importância da Advocacia Preventiva para o Empresário

Advocacia Preventiva
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Advocacia Preventiva é uma forma extremamente eficiente de evitar problemas jurídicos para uma empresa. Entretanto, a visão leiga sobre serviços jurídicos no Brasil é tida como se fosse apenas um remédio, funcionando como uma ferramenta para solução de conflitos judiciais tão somente após a sua ocorrência, desprezando-se a atuação jurídica de forma extrajudicial. Essa visão é ultrapassada e precisa urgentemente ser revista pelo bem dos negócios!

Países de primeiro mundo já têm em sua cultura o entendimento da importância que o advogado possui frente à situação rotineira do empresário, a fim de estar sempre orientado a agir de acordo com a legislação e evitar o desgaste que litígios podem causar às partes envolvidas, principalmente ao pequeno e médio empresário.

Hoje o empresário que não tem planejamento acaba sendo engolido por prejuízos inesperados fazendo parte do percentual do IBGE (2015) de 52% (!) por cento das empresas que encerram suas atividades nos primeiros quatro anos. É claro que são inúmeras as razões para o insucesso dessas empresas, mas vale ressaltar que a maioria dos motivos que as levam a encerrarem suas atividades poderiam ser evitados com a devida prevenção e orientação.

Em qualquer uma das ramificações do direito, é muito mais econômico, célere, e infinitamente menos desgastante a solução extrajudicial  se comparado com a solução judicial após o surgimento do embate entre as partes envolvidas, sem contar a prevenção de conflitos e riscos que o assessoramento prévio pode trazer.

Assim, o empresário que não conta um advogado parceiro que entenda do seu negócio não consegue acompanhar a complexidade das normas jurídicas, não se beneficiando desta parceria, e por conseguinte, prejudica-se cotidianamente, comprometendo o crescimento e a manutenção de seu negócio.

É por isso que o direito preventivo tem por principal conceito ser a vacina para os problemas enfrentados diariamente no mundo corporativo, sendo nada mais que a aplicação do conhecimento jurídico em todas as áreas da empresa em favor do cliente, não para corrigir ou amenizar os prejuízos e litígios, mas sim para evitar que ocorram.

Nesse sentido, é comum que apenas uma única decisão tomada sem a devida orientação enseje em grandes prejuízos ou até mesmo em um processo judicial que poderá acarretar na morte do negócio e no endividamento do empresário.

Portanto, além de ser fundamental para o sucesso do empresário, o assessoramento jurídico habitual é um diferencial no mercado, sendo em grande parte um fator decisivo para a sua ascensão.

O advogado deve ser o braço direito do empresário desde as mais simples até as mais complexas decisões a serem tomadas, a fim de que o seu negócio possa crescer com saúde, sem a ocorrência de problemas jurídicos.

Para conhecer mais sobre Direito Preventivo e os benefícios que este pode trazer para o mundo empresarial leia mais sobre o assunto nas publicações da categoria Direito Preventivo do nosso Informativo.

Tenha sempre um advogado ou escritório de advocacia que entenda do seu negócio como parceiro! O melhor, sempre, é prevenir.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.