3 Estratégias de Retenção de Talentos para Startups!

retenção de talentos startups. metas associadas a recompensas. metas. objetivos. empresa.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A retenção de talentos sempre foi uma demanda importante para as empresas – incluindo startups – e o motivo para isso é simples: empresas são criadas e compostas por pessoas. Mais do que isso, elas se mantêm vivas pelo trabalho executado por pessoas, que são essenciais para o seu crescimento (ou o contrário).

Nesse cenário, é evidente que, mantendo funcionários engajados, melhores serão os resultados obtidos e maior o retorno sobre o investimento feito.

E, com as startups, não poderia ser diferente! A retenção de talentos possui um papel tão importante quanto, ou ainda maior; afinal, o modelo de negócios, por si só, já traz incertezas e desafios suficientes, de modo que ter um time bem alinhado torna-se ainda mais relevante.

Se, por um lado, a retenção de talentos em startups se mostra mais importante do que para as empresas tradicionais; por outro, ela também se mostra mais difícil, especialmente para aquelas que estão em fase inicial. O desafio, portanto, é dobrado, ou até triplicado… startups que estão dando os primeiros passos não possuem tantos recursos, e isso pode acabar dificultando a formação de um time sólido e estruturado. 

Temos o problema, então vamos à solução? No post de hoje, traremos, a você, 3 estratégias para a retenção de talentos em sua startup

Vem com a gente?

1) Busque atrair as pessoas certas!

A retenção de talentos está diretamente ligada ao momento da contratação de novos colaboradores. Em outras palavras, contratando as “pessoas certas”, maiores serão as chances de êxito na retenção desses talentos

Mas, quem são as pessoas certas?

Para responder a essa pergunta, é essencial que, a cada novo processo de seleção de novos colaboradores, você entenda a realidade em que sua startup se encontra. Analise os principais atributos, valores e comportamentos da empresa, que, possivelmente, já não serão mais os mesmos da última contratação feita

A partir dessa compreensão, você terá mais clareza do perfil que está buscando e poderá estruturar o processo de seleção da forma mais adequada. Foque nas principais habilidades técnicas e comportamentais importantes ao preenchimento daquela vaga e, certamente, serão maiores as chances de você encontrar alguém alinhado com a cultura da sua startup – isto é, alguém que possua o chamado fit cultural com a empresa. 

seleção. contratação. entrevista. retenção talentos startups.

No momento da contratação, não deixe de procurar um advogado especializado para apoiá-lo na elaboração do Contrato, bem como de quaisquer outros documentos que se façam necessários. Iniciar a relação da forma correta, inclusive sob a ótica jurídica, é um passo importante para evitar dores de cabeça no futuro. 😉

2) Crie um ambiente favorável de trabalho!

Criar um ambiente favorável de trabalho é algo que pode ser realizado de diversas formas e que envolve variados aspectos. Não se trata apenas de “ser um bom chefe”, “não dar broncas”, ou, ainda, de somente cuidar do ambiente físico de trabalho e mantê-lo organizado. 

Muito além disso, é fundamental: fazer com que cada colaborador se sinta uma importante parte do negócio; ser flexível; e cuidar do entrosamento da equipe.

Se o colaborador não se sentir parte da sua startup, dificilmente ele continuará no trabalho por muito tempo. Ele precisa sentir que é uma peça importante; que é valorizado; que é ouvido; que participa dos processos de tomada de decisões; para, então, verdadeiramente, “vestir a camisa”.

Peça feedbacks a todos os integrantes do time, mostre que eles possuem liberdade para dar sugestões, e permita que eles participem da tomada de decisões, quando for possível. 

Além disso, dê a eles autonomia e flexibilidade no exercício de suas funções. Engessar processos é algo que pode afetar o desempenho dos colaboradores, além de deixá-los menos motivados, já que sentem que não possuem liberdade para fazer algo diferente (e, talvez, até inovador). 

Outro cuidado importante, como já trazido, consiste no entrosamento da equipe. Além de fazer com que os colaboradores se sintam mais felizes e à vontade, trabalhando com colegas entrosados, isso também aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho que será desenvolvido; afinal, a atuação em equipe é fundamental para a execução de várias tarefas. 

Uma opção, para aprimorar o entrosamento do seu time, pode ser a promoção de momentos de descontração e lazer. Happy hours, dinâmicas e jogos lúdicos podem ajudar bastante a alcançar este propósito!

3) Defina metas, associadas a recompensas!

Como última dica a você, empreendedor, que quer reter talentos em sua startup, não poderíamos deixar de falar do estabelecimento de metas ligadas a recompensas!

Ao estabelecer metas, é muito provável que profissionais mais proativos, engajados e comprometidos com o seu trabalho, consigam recompensas maiores. E, assim, ao enxergarem os resultados de seu trabalho e se sentirem valorizados e reconhecidos, maiores serão as chances de você conseguir reter esses colaboradores.

Para a definição das recompensas que o colaborador receberá, caso cumpra as metas estabelecidas, existem diversos institutos jurídicos à sua disposição, que trarão maior segurança ao acordo realizado. 

Dentre eles, temos o Vesting, que, de forma resumida, possibilita ao colaborador que adquira participação societária na startup, de forma progressiva, caso cumpra os prazos e demais condições acordadas.

Se quiser saber mais sobre esse instituto, acesse o nosso post: “Vesting, uma importante ferramenta para Startups“. 

Outra opção consiste no chamado Plano de Stock Options, por meio do qual são disponibilizados, aos colaboradores, planos de opção de compra de participação societária na empresa, como recompensa por seu desempenho.

Este instituto possui muitas semelhanças com o Vesting, mas existem algumas diferenças quanto às regras e requisitos. Também temos um post exclusivo sobre Stock Options em nosso blog, caso queira acessar: “Como o plano de stock options pode impulsionar o seu negócio?

Em síntese, por meio destes institutos, os colaboradores, que passam a enxergar como algo real a oportunidade de se tornarem sócios da startup, muito provavelmente se tornarão mais comprometidos e engajados com o trabalho!

Existem outras opções, como a participação nos lucros e concessão de prêmios, mas, para saber a melhor opção a ser adotada na sua startup, é fundamental entender o cenário, expectativas, valores e outros atributos. Conte sempre com uma assessoria especializada para apoiá-lo nesta tomada de decisão! 

Conclusão

Como abordado no post de hoje, existem várias estratégias para retenção de talentos em startups! 

Passamos pela importância de se analisar o fit cultural; de manter o clima organizacional agradável; e, ainda, de se estabelecer metas, associadas a recompensas. Tudo isso com o mesmo propósito: fazer com que os talentos da sua startup se sintam parte do negócio, aumentando as chances de que permaneçam investindo tempo e esforço na sua empresa.

Por aí, quais dessas estratégias você tem adotado? Como tem sido a experiência? Compartilhe conosco e lembre-se: a equipe do L&O está à disposição para apoiá-lo nesta caminhada empreendedora! 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.