Utilização do Usufruto para Investimento na Sociedade Limitada

Usufruto s.m. Ato ou efeito de usufruir. Dir. Gozo de frutos, da renda de um bem pertencente a outrem.

Dicionário Aurélio

No ecossistema de Startups sempre se tem dúvidas sobre como investir em uma empresa que tem como tipo societário a Sociedade Limitada. Por ser um tipo societário por natureza de pessoas, a estrutura base da sociedade limitada é voltada para as pessoas que formam a sociedade, diferentemente da Sociedade Anônima  onde não importam as pessoas mas sim o capital. Isso faz com que seja mais difícil a entrada e saída de sócios na Sociedade Limitada e também influencia nos processos de decisão da sociedade.

Ocorre que, tanto o Código Civil quanto o DREI (Departamento de Registro Empresarial e  Integração) em suas instruções normativas vem criando a possibilidade de aproximação da Sociedade Limitada com a Sociedade Anônima. Com a possibilidade de aplicação da Lei das SAs (lei 6.404/76) de forma supletiva à Sociedade Limitada, esta tem ficado cada vez mais atraente a modelos de negócios inovadores que utilizam de capital de terceiro para crescimento.

Presente na Lei das SAs, o usufruto é um instituto do direito civil brasileiro que confere o direito de fruição decorrente da posse de um bem. Pensando nas quotas de uma sociedade, aquele que possui o usufruto sobre uma quota teria todos ou alguns direitos e obrigações daquela quota, mas não seria o proprietário dela.

Por exemplo, um usufrutuário de 20% de quotas de uma sociedade poderia ter direito a receber os dividendo pagos sobre essas quotas ficando com o proprietário das quotas o direito de voto nas decisões da sociedade.

O usufruto é permitido pelo artigo 40 da lei das SAs e aplicável às Sociedades Limitadas pelos artigos 1.053, §ú e pela Instrução Normativa 38/2017 do DREI e pode ser utilizado para investimento em uma empresa com regras fixadas no próprio contrato social averbado na Junta Comercial.

Com isso o investidor pode ser usufrutuário de determinadas quotas na Startup, podendo inclusive participar da gestão da empresa na proporção das quotas, ficando este com poderes de veto, voto ou somente com a distribuição de lucros, podendo o usufruto ser convertido após um determinado período em propriedade, de acordo com a negociação.

Assim, se ao final do prazo de usufruto a opção for pela devolução do capital do investidor com juros, não há necessidade de qualquer alteração na sociedade, voltando todos os direitos para o proprietário da quota.

Desta forma, o usufruto é mais uma opção para investimento em Startups constituídas como Sociedades Limitadas, pois o investidor não adentra ao corpo social da empresa, não assumindo responsabilidades sobre a mesma e ainda pode negociar direitos de participação na gestão da Startup.

É importante ressaltar que estruturas sociais devem ser elaboradas em conjunto de um contador e advogado especialista e de confiança, para que se consiga explorar todos os instrumentos disponíveis no ordenamento jurídico brasileiro para que seja de acordo com a necessidade do seu negócio.

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.