Passo a passo para realizar o registro de marcas no Brasil!

Passo a passo para realizar o registro de marcas no Brasil!

No Brasil, todos os processos de registro de marcas correm no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro de uma Marca é realizado para proteger as criações e os direitos do criador em âmbito nacional (podendo se tornar até mesmo internacional), de modo a conferir a ele segurança sobre o conteúdo registrado, isto é, que o conteúdo registrado não será copiado sem as devidas punições ao plagiador.

É possível o registro de quatro modalidades de Marca:

. Nominativa: palavras, neologismos e combinações de letras e números;
. Figurativa: desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo e palavras compostas por letras de alfabetos;
. Mista: imagem e palavra;
. Tridimensional: a forma de um produto que o distingue de outros.

É importante saber qual o tipo de registro adequado e contar com a assessoria de um advogado de confiança para obter êxito no processo de registro junto ao INPI, a fim de se evitar oposições e de se defender adequadamente, caso ocorram.

O processo de registro de uma marca, inicialmente, conta com quatro etapas. São elas:

1) Pesquisa de viabilidade

O INPI segue a Classificação Internacional de Nice, que se divide em 45 classes nas quais o seu produto ou serviço poderá se encaixar.

Por meio da análise de viabilidade, você poderá identificar em que classes a sua marca se encaixa, e se, nestas classes, há alguma marca idêntica ou similar à sua que pode apresentar um risco ao deferimento do seu pedido de registro

Se houver alguma marca idêntica ou extremamente parecida com a sua na classe pretendida, é hora de mudar e criar algo novo! Se o caminho estiver livre, tudo certo; é hora de partir para o próximo passo!

Para saber mais detalhes sobre como realizar uma pesquisa de viabilidade completa, acesse o nosso post “Proteção ao nome e à marca da empresa!”. 

2) Cadastro no e-Marcas

O e-Marcas é um sistema diretamente vinculado ao INPI e por meio do qual são feitos todos os protocolos relacionados ao processo de registro de uma marca

Por meio deste sistema é que você realizará o protocolo do seu pedido de registro da marca e de um eventual recurso administrativo em caso de indeferimento, por exemplo. 

3) Emissão e pagamento das GRUs

Feito o cadastro no e-Marcas, deverão ser emitidas e pagas as guias referentes a cada um dos pedidos de registro pretendidos.

A quantidade de pedidos dependerá do número de classes em que o seu produto ou serviço se encaixar. Talvez seja necessário realizar o registro em apenas um classe, talvez seja necessário realizá-lo em 5 classes. Não há resposta fechada quanto a isso. 

4) Preenchimento dos formulários eletrônicos

Por meio dos formulários, acessados pelo sistema e-Marcas, você poderá detalhar a sua marca, anexar a logo com sua descrição, definir qual a classe em que se pretende a proteção, dentre outras informações

Deverá ser preenchido um formulário por pedido, ou seja, novamente, a quantidade de formulários a serem preenchidos dependerá da quantidade de classes em que o seu produto ou serviço se encaixar. É esperado que esse formato de preenchimento dos formulários sofra modificações em breve, quando efetivamente for implementado, pelo INPI, o sistema de registro multiclasse. 

Também é importante que, em cada formulário, seja anexado o comprovante de pagamento da respectiva GRU, de modo a evitar eventuais contratempos com o INPI. 

Tudo certo até aqui? Então, agora é hora de aguardar a publicação do seu processo no site do INPI. Por lá, você poderá acompanhar todas as movimentações que ocorrerem. A publicação costuma demorar aproximadamente 30 dias do envio do formulário. Consulte sempre o Manual de Marcas do INPI em caso de dúvidas!

Após ser concluído, o registro de uma Marca no INPI permitirá ao detentor do registro exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto e/ou de um logotipo que o identifique.

Fique atento aos seus direitos e conte conosco para auxiliá-lo! 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://lageeoliveira.adv.br/wp-content/uploads/2019/08/paralax-two-row-1024x640.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Help-Desk