S/A Simplificada. O que é e como as startups podem se beneficiar.

Já tratamos aqui sobre os benefícios do Marco Legal das Startups e a sua importância para incentivar investimentos em negócios voltados para tecnologia e inovação. Além de todos esses benefícios, a Lei de Startups também trouxe a figura da S/A Simplificada.

Apesar da lei não mencionar esse termo, a nova estrutura da Sociedade Anônima foi apelidada de S/A Simplificada (ou SAS), uma vez que tem como objetivo facilitar a entrada de empresas de pequeno porte no mercado de capitais, bem como simplificar a estrutura jurídica da Sociedade Anônima e diminuir as burocracias que a envolvem.

Neste sentido, a S/A Simplificada se assemelha muito com a essência das startups, simples, de baixo custo e com o propósito de gerar grande valor.

Os principais pontos trazidos pela S/A Simplificada são: i) Diretoria com apenas 1 (um) diretor; ii) Publicações obrigatórias de forma eletrônica; iii) liberdade na distribuição de dividendos; e iv) condições facilitadas para entrada de empresas menores no Mercado de Capitais.

  • Diretoria formada com apenas 1 (um) Diretor.

Assim como a Sociedade Limitada (LTDA) que agora pode ser criada com apenas 1 (um) sócio (LTDA unipessoal), a S/A Simplificada também pode ser constituída com apenas 1 (um) Diretor.

A Lei de S/A antes da alteração era clara: “A Diretoria será composta por 2 ou mais diretores (…)”, ou seja, obrigatoriamente a S/A deveria ter no mínimo 2 diretores. 

Desta forma, mesmo que houvesse apenas um 1 sócio atuante, caso a startup decidisse migrar para a S/A, seria necessário incluir uma terceira pessoa na diretoria, mesmo que de forma figurativa.

Com a S/A Simplificada isso não é mais necessário. Agora a Diretoria pode ser formada por apenas 1 sócio, sem a necessidade de incluir terceiros, estranhos ao negócio, apenas para cumprir a lei.

  • Publicações obrigatórias de forma eletrônica.

Sempre que falamos em S/A o primeiro pensamento que surge é “S/A tem um custo muito elevado”, e realmente não era mentira. Uma boa parte dos custos da S/A eram relacionados a publicações de documentos obrigatórios (demonstrativos financeiros, atas etc.).

Com as alterações trazidas pelo Marco Legal das Startups, as publicações obrigatórias podem ser realizadas de forma eletrônica e os livros sociais (livro de ações, livro de transferência…) também podem ser substituídos por livros eletrônicos.

📌Ponto Importante 1: Esses benefícios são apenas para a S/A fechada com receita bruta anual de até R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais);

📌Ponto Importante 2: Aquelas publicações que não podem ser realizadas de forma eletrônica, agora podem ser publicadas apenas em jornais de grande circulação (antes era necessária a publicação em jornais de grande circulação e no Diário Oficial);

📌Ponto Importante 3: Esses benefícios também não se aplicam às S/As Controladoras de grupos e suas filiadas;

📌Ponto Importante 4: Grande parte das Juntas Comerciais não aceitam mais Livros Sociais Físicos (aqueles antigos, com a capa preta), apenas Livros Eletrônicos.  

Sem dúvida, em termos de custos, essas alterações foram as que mais impactaram e contribuíram para a simplificação da estrutura da S/A.

  • Liberdade na distribuição de dividendos.

Além das vantagens já citadas, a S/A Simplificada também possibilita a distribuição desproporcional de dividendos – o que já é realizado na LTDA – podendo essa decisão ser tomada livremente pelos acionistas na assembleia geral.

📌Ponto Importante: Os dividendos podem ser distribuídos de forma desproporcional, contudo, o direito de recebimento dos acionistas preferenciais (aqueles que possuem ações preferenciais) deve ser garantido.

  • Condições facilitadas para entrada de empresas menores no Mercado de Capitais.

Por fim, a grande e significativa alteração na Lei de S/A diz respeito às facilidades que serão criadas, para que Sociedades Anônimas de pequeno porte possam ingressar no Mercado de Capitais.

A lei não trouxe quais seriam essas “condições facilitadas”, mas deixou a cargo da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) a regulação dessas mudanças.

Inclusive, a CVM já iniciou uma audiência pública, para colher sugestões e futuramente alterar a Instrução Normativa 480, que regula o registro e entrada de empresas no Mercado de Capitais. Tão logo tenhamos atualizações neste assunto, atualizaremos este post.


Muito ainda precisa ser feito e regulamentado, contudo a S/A Simplificada foi um grande passo rumo à desburocratização das estruturas corporativas, passo esse que precisava ser dado, considerando que o Brasil tem capacidade de se tornar uma grande potência em negócios tecnológicos e inovadores.

Por fim, é sempre importante que o empreendedor avalie o momento da sua startup antes de decidir migrar para a Sociedade Anônima Simplificada.

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.