Como encerrar uma empresa no Brasil?

Calculadora ao lado de um computado. Planejamento para encerrar a empresa.

Introdução

É verdade que o empreendedorismo no Brasil apresenta desafios consideráveis. Os empreendedores enfrentam diversas dificuldades ao longo do caminho até alcançar o sucesso e estabelecer um negócio estável. No entanto, lamentavelmente, devido a diversos fatores, como questões financeiras, eventos imprevisíveis e outros obstáculos, os empresários muitas vezes se deparam com uma única opção: encerrar as atividades de sua empresa.

O encerramento da empresa é um processo que exige atenção, cuidado e conhecimento, envolvendo uma série de etapas e procedimentos legais para garantir que a baixa da empresa possa acontecer  de forma adequada e conforme a legislação.

Neste artigo, exploraremos o processo de encerramento de empresa no Brasil, fornecendo um guia completo com os passos essenciais, a documentação necessária e abordando os desafios financeiros e fiscais que os empreendedores podem enfrentar para tomar essa difícil decisão.

Se você está pensando em encerrar sua empresa ou simplesmente deseja entender melhor esse procedimento, continue lendo para obter informações valiosas sobre como conduzir o encerramento de sua empresa de forma simples e facilitada.

De início, vale destacar que as etapas para o encerramento de uma empresa podem variar segundo a natureza jurídica da empresa, ou seja, de acordo com o tipo da empresa (LTDA, S/A, MEI, Cooperativa), como, por exemplo, o MEI pode dar baixa no CNPJ através do Portal do Empreendedor.

No entanto, para as demais modalidades de empresa será necessário realizar alguns procedimentos, os quais trataremos a seguir.

 

Procedimentos:

O empresário deverá solicitar a baixa da empresa matriz através do preenchimento e envio do formulário de solicitação de baixa com a indicação do “Evento 517 – Pedido de baixa”, por meio do site do Redesim clicando na opção “Baixar uma Pessoa Jurídica ou filial”.

Será entregue um número do recibo que servirá como código de acesso por meio do qual o empreendedor(a) poderá consultar seu pedido de baixa na página da Receita Federal informado o número do protocolo.

Após ser aceita a solicitação de baixa, será gerado o DBE (Documento Básico de Entrada do CNPJ), ou, caso tenha sido enviado o Certificado Digital, será gerado o Protocolo de Transmissão, os quais deverão ser impressos uma vez que, via de regra, o processo de baixa da empresa é realizado de forma online, contudo, alguns estados ainda realizam esse processo de forma física., como, por exemplo, na cidade de São Paulo.

 

Documentação

Verifique o convênio com o órgão de registro

Se o órgão de registro – Junta Comercial, Cartório de Pessoas Jurídicas, ou uma entidade de classe, como, por exemplo, a OAB – tiver um convênio com a Receita Federal, você pode simplificar o processo, basta apenas o DBE (Documento Básico de Entrada) ou o Protocolo de Transmissão.

Utilização do Portal e-CAC

A formalização pode ser feita através do Portal e-CAC, podendo ser realizada por:

  • a própria pessoa responsável pelo CNPJ;
  • um procurador;
  • um administrador não sócio;
  • uma pessoa física ou jurídica residente no exterior.

Entretanto, será necessário documentos específicos em cada caso.

Documentação necessária

Para todos os casos serão necessários os seguintes documentos:

  • DBE ou Protocolo de Transmissão;
  • QSA – Quadro de sócios e administradores;
  • cópia autenticada do pedido de extinção no órgão competente ou da extinção da empresa;
  • cópia autenticada do documento de identificação do signatário;

Em casos específicos serão necessários, além dos documentos supracitados, os seguintes:

Quando for um procurador:

  • cópia da procuração (pública ou particular) com firma reconhecida do outorgante;
  • cópia do documento de identificação do procurador.

Quando for um administrador não sócio:

  • cópia autenticada do ato que confere poderes de administração registrado no órgão competente.

Quando for pessoa física ou jurídica residente no exterior:

  • cópia autenticada da procuração que nomeia o seu representante legal no Brasil;
  • a procuração outorgada no exterior, que deve ser autenticada por repartição consular brasileira e estar acompanhada de tradução juramentada;

 

Baixa do CNPJ

Após seguir todos esses procedimentos e a documentação estiver completa e correta, será disponibilizada, no site da Receita Federal, a Certidão de Baixa de Inscrição no CNPJ. Basta acessar o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ.

Vale lembrar que a baixa do CNPJ não configura, por si só, a inexistência de débitos tributários, trabalhistas e contratuais da empresa, pois, caso existam tais débitos, eles serão cobrados, posteriormente, dos sócios ou administradores da empresa. Diante disso, recomendamos que todas as  pendências sejam resolvidas antes de ser iniciado o processo de encerramento da empresa.

 

Conclusão

O encerramento de uma empresa no Brasil é um processo complexo que envolve uma série de etapas legais, fiscais e administrativas.

A decisão de encerramento deve ser tomada com cautela, considerando todas as implicações e visando minimizar riscos e impactos negativos.

Caso precise, a L&O estará à inteira disposição para ajudar você, empreendedor(a), a realizar os trâmites legais do encerramento de sua empresa.

Entre em contato conosco hoje mesmo!

Leia também

O que é uma Associação?

Uma associação é uma entidade jurídica que representa a união de pessoas ou entidades com interesses, objetivos ou atividades em comum. Essas entidades são estabelecidas

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.