Como tratar dados e informações de menores de idade?

Se você trata, utiliza ou tem qualquer informação de menores de idade em seu negócio, leia até o final para entender os impactos e o que você precisa saber para não correr riscos.

A coleta e o uso de dados pessoais de menores exigem atenção redobrada das startups e empresas de tecnologia, especialmente após recentes fiscalizações que destacam a importância do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Afinal, a LGPD (Lei nº 13.709/2018) impõe uma série de obrigações às empresas que tratam dados de crianças e adolescentes, além de estabelecer diretrizes rigorosas para proteger a privacidade e a segurança dos menores no ambiente digital.

A proteção de dados de menores no Brasil

A LGPD estipula, no art. 14, que o uso de dados pessoais de crianças e adolescentes deve ser realizado com o consentimento específico e destacado de pelo menos um dos pais ou do responsável legal. Além disso, as empresas devem limitar a coleta de dados ao estritamente necessário para a finalidade de tratamento, isso está conectado com os princípios da minimização e necessidades presentes no art. 6°.

Por isso, as empresas precisam prestar atenção a outras exigências importantes para alcançar a conformidade com a LGPD, como:

  • Verificação da idade dos usuários, para evitar falsificações e garantir a conformidade;
  • Transparência sobre o uso dos dados, disponibilizando informações claras e acessíveis, conforme exigido pelo Art. 9º da LGPD;
  • Implementação de controles técnicos e administrativos para proteger os dados contra acessos não autorizados, uso indevido ou vazamento. 

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também alerta sobre a responsabilidade das empresas em assegurar que os dados de menores não sejam utilizados para finalidades incompatíveis com sua proteção, como práticas comerciais abusivas ou publicidade não autorizada​​. Por isso, empresas que falham em seguir essas diretrizes estão sujeitas a sanções significativas, incluindo multas que podem comprometer sua operação e reputação.

O impacto das sanções da LGPD para as startups

Recentemente, a ANPD instaurou um processo sancionador contra o TikTok para investigar possíveis práticas irregulares no tratamento de dados de crianças e adolescentes, após identificar violações à LGPD. A fiscalização, iniciada em 2021, apontou problemas como fragilidade na verificação de idade e tratamento inadequado de dados, desrespeitando o princípio do melhor interesse e o artigo 14 da lei, que priorizam a proteção desses titulares.

Este caso recente envolvendo o TikTok e a ANPD, demonstra uma atuação mais ativa do órgão fiscalizador e reforça a necessidade de todas as empresas, especialmente startups e empresas de tecnologia, buscarem a conformidade com a LGPD. Além disso, ele destaca o aumento da atenção das autoridades em relação ao tratamento de dados de menores, o que exige que as empresas sejam proativas na implementação de práticas de segurança e compliance desde o início de suas operações.

Portanto, mesmo empresas em estágio inicial ou com operação e receita ainda em crescimento não estão isentas de cumprir as obrigações da LGPD.

Por que a conformidade com a LGPD é importante?

Para startups e empresas de tecnologia em geral, a conformidade com a LGPD vai além de uma obrigação legal, é um diferencial estratégico e vantagem competitiva no mercado digital. Isso permite construir uma relação de confiança com o público, assegura a reputação da marca e evitar sanções que podem impactar financeiramente o negócio.

Ademais, recomenda-se que as startups e empresas que tratam dados de usuários, especialmente de menores, adotem práticas robustas de conformidade com a LGPD. Contar com a orientação de profissionais especializados pode ser um diferencial para garantir que seu negócio esteja em conformidade com a legislação e preparado para lidar com a proteção de dados de maneira segura e eficaz.

Assim, conte com a L&O caso surja dúvidas! 

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9. Propriedade Intelectual e Industrial

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4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
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Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.