O que é marca de posição? Entenda o caso Louboutin

pessoas segurando ícones conceitos de negócios. startup unicórnio. startup.

Já abordamos por aqui a importância do registro de marcas realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), regulamentado pela Lei nº 9.279/1996, para garantir que a sua marca é única e, assim, proteger contra plágio dentro do seu mercado de atuação.

O que é marca de posição?

Em 2021, o INPI incluiu mais uma possibilidade de registro: a marca de posição. Esse tipo de registro considera a posição de um sinal ou elemento em um produto registrável, ampliando as formas de proteção para marcas. Essas alterações foram introduzidas pela Portaria INPI/PR nº 37.

Além dos critérios gerais para o registro de marca, foram acrescentados dois requisitos adicionais para o deferimento de uma marca de posição:

(i) que seja composta por um sinal em uma posição específica e singular em um suporte; e,

(ii) que essa combinação não tenha um efeito técnico ou funcional, ou seja, que o sinal não ocupe o suporte para obter um resultado que seja técnico para atingir uma funcionalidade.

Isso significa que para uma marca ser considerada marca de posição, é importante que a posição do sinal seja identificador da marca e que possa diferenciá-la no mercado. Ou seja, precisa ser única e distintiva no mercado de atuação. Além disso, é importante entender que se o sinal estiver posicionado por um motivo técnico ou devido ao funcionamento do produto, o registro não poderá ser realizado. Portanto, para o registro, é considerado a disposição do sinal no produto ou embalagem, sendo necessário que a posição do sinal no produto se diferencie dos demais no mercado.

A tentativa de registro do solado vermelho dos saltos Louboutin

Recentemente, a Louboutin, renomada empresa de calçados de luxo, ganhou destaque em razão de sua tentativa de registro do solado vermelho característico de seus saltos altos, pedido este depositado sob o processo de nº 901514225. No caso em questão, o  INPI indeferiu o pedido contrariando decisões de diversos países que já haviam concedido proteção semelhante à Louboutin.

Na decisão, o INPI entendeu que o solado vermelho dos saltos altos da Louboutin não preenche os requisitos que mencionamos acima. Ou seja, que a posição do solado vermelho não diferencia a marca Louboutin das outras marcas que comercializam saltos altos no mercado.

A decisão do INPI gerou controvérsias e, em resposta, a Louboutin decidiu ajuizar uma ação, que ainda está em curso, com o objetivo de anular a decisão do INPI. Entre os seus argumentos, alega que o Instituto desconsiderou princípios constitucionais como a legalidade e a isonomia ao basear sua decisão em um exemplo do Manual de Marcas, enquanto deferiu outros pedidos de registro semelhantes, como é o caso das três ilhoses idênticas no tênis da Osklen (processo nº 830621660).

Adicionalmente, a Louboutin sustenta que o solado vermelho é distintivo e evidentemente não existe em razão de técnica ou funcionalidade. A cor vermelha no solado, além de ser uma inovação estética no mercado de calçados, visto que os solados eram fabricados em cores opacas, representa uma identidade visual única da marca. Ainda, destacou que a marca já possui proteção enquanto marca de posição em diversos países, inclusive na França, razão pela qual deve ser observada a Convenção da União de Paris para conceder o registro no Brasil.

Nesse cenário, apesar da regulamentação vigente, o INPI ainda não possui entendimento uniformizado sobre o registro de marcas de posição. Por isso, algumas empresas optam por registrar suas marcas tanto como marca de posição, quanto como marca figurativa. Por exemplo, a Louboutin registrou anteriormente o solado vermelho em várias classes enquanto marca figurativa (processos nº 840117892, 840.117.906, 840.117.914, 840.117.922, 840.117.930), enquanto a Adidas optou por registrar as três listras de seu tênis da mesma forma (processo nº 826054978).

Se você está considerando registrar sua marca ou precisa de orientação sobre a melhor estratégia de proteção, o time jurídico L&O está à disposição para oferecer suporte especializado.

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.