Como sua Startup pode abrir uma empresa no exterior

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sendo o crescimento rápido uma característica das Startups, descobrir ferramentas que possam auxiliar você, empreendedor, a organizar e otimizar a evolução do seu negócio é fundamental. E o que o L&O se propõe nesse texto é te dar dicas de como sua Startup pode abrir uma empresa no exterior, uma offshore. Mas antes disso, que tal conferir um resuminho para entender o que é, de fato, essa tal de offshore?

O que é uma empresa offshore?

Adiantando uma dúvida frequente e desmentindo algumas crenças que circulam por aí, constituir uma empresa offshore, ou seja, fora do Brasil, não é ilegal! O que você, empreendedor, precisa, na verdade, é de uma boa equipe jurídica e tributária para entender como seguir com esse processo, conforme as leis – nacionais e internacionais – aplicáveis. E para isso, já adianto, o L&O é o seu “go to!”. É só clicar aqui e a gente te conta porque. 😉

A saber, no nosso caso, como brasileiros, uma offshore nada mais é do que uma empresa constituída e situada em algum lugar estrangeiro – normalmente os paraísos fiscais – porém com sócios nacionais, sendo que ela estará sujeita a benefícios e legislações extraterritoriais, como será demonstrado ao longo deste artigo.

O que são os paraísos fiscais?

A Receita Federal disponibilizou uma lista de exemplos de locais considerados paraísos fiscais na Instrução Normativa Nº 1037, mas para se enquadrar nessa definição, basta que o lugar tenha um processo de tributação mais favorável do que o realizado no Brasil.

Inclusive, não é necessário que toda a legislação tributária do país estrangeiro seja mais benéfica do que a brasileira, sendo que a aplicação de uma norma mais favorável a uma questão pontual do processo de constituição e administração da empresa basta para conceituar um local como paraíso fiscal.

Principais benefícios e atrativos de uma offshore

De maneira geral, as offshores possuem benefícios fiscais, tributários, econômicos e políticos, que permitem que ela se sujeite a regulamentos menos rigorosos, transações menos burocráticas e impostos menores – ou, até mesmo, inexistentes.

Isso se deve, principalmente, pois os locais estrangeiros onde, normalmente, as offshores são constituídas possuem moedas mais fortes, estabilidade econômica e política, regras mais abrangentes sobre sigilo bancário e societário, juros administrativos baixos, dentre outros fatores que permitem que a administração da empresa se dê de forma mais econômica e menos burocrática.

Mas atenção!! ⚠

Junto com esses benefícios vêm também alguns cuidados que o empreendedor deve ter e é importante que você os conheça para tomar uma decisão informada ao optar por constituir, ou não, uma offshore para chamar de sua.

Cuidados!

O sigilo bancário e societário é sim uma vantagem para o empreendedor dono de uma offshore, mas pode trazer complicações para transações principalmente aqui, dentro do Brasil.

Isso porque, em razão dessa privacidade – com a qual não estamos acostumados no país – algumas transações podem ser limitadas, ou até mesmo desfeitas, frente a fragilidade das garantias econômicas que esse modelo provém sob a ótica nacional.

Para sairmos do abstrato e vermos um exemplo prático, pensem em negociações com instituições bancárias em que, via de regra, precisamos oferecer garantias. Ora, não é difícil deduzir que os bancos – e não só eles – não se sentiriam seguros em negociar com empresas em que não é possível verificar quem são os sócios ou qual o capital social, que eventualmente poderiam garantir o pagamento de uma dívida.

Assim, na realidade, offshores ou empresas que possuem no seu quadro societário uma offshore também podem enfrentar empecilhos – gerados pelos seus próprios benefícios – para, por exemplo, abrir uma conta nacional, conseguir um financiamento ou fechar outros acordos que dependem da publicidade da constituição social e econômica da empresa.

Como escolher onde constituir sua offshore

A escolha do local de constituição das offshores deve ser feita conforme as suas necessidades e objetivos (se você deseja investir, receber investimento, comprar imóvel, evitar tributação no repasse de herança etc.). Somente depois de determinar o que você precisa (diagnóstico), é que a análise de qual o lugar ideal para a constituição da sua offshore pode se iniciar.

Isso porque, conforme já mencionado, cada local estrangeiro possui e oferece benefícios diferentes, sendo, portanto, necessário que o estudo dessas vantagens se dê sob a ótica do que você, empreendedor, precisa e do que cada opção de lugar tem a te oferecer.

Por isso é tão importante contar com a ajuda de profissionais da área, que possam verificar não só qual país possui mais sinergia com o seu negócio, mas também estudar e providenciar os requisitos indispensáveis ao processo de constituição de uma offshore.

Dicas ao abrir uma empresa no exterior

Para fechar com chave de ouro, o L&O preparou, de forma resumida e por meio de uma sugestão exemplificativa, uma lista com os principais pontos que devem ser observados no processo de abertura de uma offshore:

  • Analisar as necessidades de quem deseja abrir a offshore para determinar o local que melhor atende seus objetivos, conforme liberdade cambial, tributária, bancária etc.;
  • Analisar e/ou providenciar o enquadramento da empresa na regulamentação do país em que será constituída a offshore, verificando, por exemplo, se há exigências quanto a um número mínimo de administradores e/ou do valor do capital social;
  • Declarar a constituição da offshore para a Receita Federal e o Banco Central; e
  • Entrar em contato com parceiros – nacionais ou internacionais – que possam viabilizar a constituição da empresa, por meio de atuação legal no país estrangeiro escolhido.

Diante disso, ressaltamos que a constituição de uma offshore não é tão difícil quanto parece, mas depende de um trabalho conjunto entre você e uma equipe, como o L&O e seus parceiros, que serão capazes de te orientar, não só na abertura, como também na administração de uma empresa sujeita a uma legislação estrangeira.

Se você quer se aprofundar no assunto e descobrir como uma empresa estrangeira pode agregar valor a sua Startup, então não deixe de entrar em contato conosco. Bora crescer juntos! 🚀

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.