Processo de Cisão e seus Aspectos Tributários

Em um mercado cada vez mais competitivo e com a evolução da tecnologia, as empresas têm desenvolvido novos produtos que evoluem para se tornarem spin-offs. Com o tempo, essas spin-offs vão se tornando autônomas, e é comum que a melhor estratégia seja a criação de uma nova empresa para continuar a evolução do negócio.

Outros motivos também podem fazer com que empresas criem novas estruturas e separem unidades de negócios, para a otimização de processos, redução de custos e aumento da lucratividade. Nesse contexto, o planejamento societário e tributário tornam-se instrumentos fundamentais para alcançar esses objetivos.

Dentre as formas de reorganização societária estão a incorporação, fusão, aquisição e cisão. Aqui, trataremos especificamente da cisão, que é o procedimento em que uma empresa é dividida para criar outra. Vamos explicar o conceito, os tipos e os procedimentos envolvidos, além dos aspectos tributários relacionados.

Cisão é a operação na qual uma sociedade empresária transfere a uma ou mais empresas, todo ou parte do seu patrimônio, podendo resultar na extinção da empresa original (cisão total) ou na redução de seu capital (cisão parcial).

Esse instituto é uma alternativa eficaz para empresas que possuem diferentes unidades de negócio e buscam minimizar riscos, otimizar operações, se reposicionar no mercado, melhorar a competitividade ou até mesmo para fins sucessórios.

Existem dois tipos de cisão:

Cisão total: Quando a empresa original é totalmente extinta e seu patrimônio é transferido para duas ou mais empresas novas ou já existentes.
Cisão Parcial: Quando apenas uma parte do patrimônio da empresa original é transferida para uma ou mais empresas novas ou já existentes, sem a extinção da empresa original.

Se a empresa original é encerrada, as novas empresas que receberam partes do patrimônio são todas responsáveis de forma conjunta pelas dívidas e obrigações que a empresa original tinha. Se a empresa original continua existindo, tanto ela quanto as novas empresas que receberam partes do patrimônio são todas responsáveis, de forma proporcional e conjunta, pelas dívidas que a empresa original tinha antes da divisão. Para efetivar a cisão existem uma série de procedimentos legais e administrativos.

Aqui está um resumo dos principais passos:

🔹Deliberação dos sócios em assembleia;
🔹Elaboração do Plano de Cisão;
🔹Avaliação de patrimônio;
🔹Protocolo de Justificação;
🔹Nomeação de peritos;
🔹Laudo;
🔹Protocolo de documentos na Junta Comercial do Estado;
🔹Apuração dos impostos;
🔹Transferência de Ativos e Passivos;
🔹Notificação aos Credores e Fornecedores, entre outros.

Ainda que pareça complexo, com um bom planejamento e contando com bons profissionais, as empresas conseguem aproveitar ao máximo essa operação, de maneira segura e eficiente. Outro aspecto importante da cisão é a parte contábil e tributária. A cisão pode ser uma estratégia útil no planejamento tributário, ajudando a otimizar a carga fiscal e organizar os recursos da empresa de forma eficiente. No entanto, mesmo quando a cisão é motivada por uma reestruturação societária, é necessário realizar um planejamento tributário para a nova configuração empresarial. Isso inclui a escolha do regime tributário mais apropriado, já que, por exemplo, a opção pelo Simples Nacional é proibida em casos de cisão. Assim, independentemente da motivação inicial, o planejamento tributário precisa ser considerado em todo o processo de cisão.

Vamos destacar abaixo algumas obrigações contábeis e tributárias que precisam ser cumpridas durante uma cisão:

🔹Levantamento de Balanço Específico;
🔹Apuração da Base de Cálculo para o IRPJ e a CSLL;
🔹Recolhimento de Tributos;
🔹Apresentação da ECD (Escrituração Contábil Digital) e da ECF (Escrituração Contábil Fiscal);
🔹Criação de uma conta bancária transitória;
🔹Entrega de outras declarações;

A cisão empresarial pode trazer várias vantagens, mas também envolve riscos fiscais. Algumas empresas tentam usar a cisão para sonegar impostos, como transferir dívidas para pagar menos tributos ou simular operações para adiar o pagamento de impostos. A Receita Federal fica de olho nessas práticas para garantir que tudo esteja dentro da lei. Por isso, é importante que a cisão seja feita de forma transparente, evitando problemas e complicações fiscais.

Se você tem um projeto de reorganização societária e um planejamento tributário em mente, conte com a equipe de especialistas do L&O para te auxiliar nessa estruturação de forma eficiente e segura. Será um enorme prazer apoiá-lo! 🚀

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.