Programa Emprega + Mulheres: Fomentando a Inclusão e Valorização das Mulheres no Mercado de Trabalho

registro de marca. propriedade industrial. startup. propriedade intelectual. registro de patente. registro de desenho industrial.

Introdução

O programa Emprega + Mulheres, instituído pela Lei nº. 14.457/2022, entrou em vigor com o propósito de promover a entrada das mulheres no mercado de trabalho, melhorar as condições daquelas que já estão inseridas e auxiliar o empreendedorismo feminino.

Neste artigo, apresentaremos as principais medidas do programa, que visam conciliar a vida profissional com a parentalidade, estimular a qualificação e o acesso a microcrédito, e prevenir a violência contra as mulheres no ambiente prossional.

Por isso, acompanhe para ficar por dentro desse novo projeto!

 

Apoio à parentalidade

A primeira medida do programa é direcionado ao apoio à parentalidade a mulheres com filhos de até 5 anos e 11 meses. Essa medida é composta por duas ações-chave:

Reembolso creche: O programa permite que os empregadores adotem o pagamento de creches e pré-escolas para os filhos dos empregados. Essa opção está disponível para crianças de até 5 anos e 11 meses de idade.

É necessário estabelecer um acordo individual, coletivo ou convenção coletiva de trabalho para determinar as condições, prazos e valores do benefício.

Além disso, as empresas com mais de 30 mulheres no quadro de funcionários ficam dispensadas de instalar local para amamentação dos  filhos das empregadas. Esse benefício, contudo, é garantido somente às empresas que adotem o reembolso-creche.

Flexibilização do regime de trabalho: As empregadas que possuem filhos de até 6 anos têm direito a benefícios relacionados à flexibilização do regime de trabalho, tais como:

  1. Prioridade para alocação de vagas de teletrabalho;
  2. Prioridade na compensação de jornada de trabalho;
  3. Possibilidade de flexibilização de horário de entrada e saída;
  4. Prioridade na antecipação de férias individuais;
  5. Entre outras medidas que visam conciliar a vida profissional com a parentalidade.

 

Qualificação das Mulheres

O programa também busca estimular o desenvolvimento de habilidades e competências das empregadas por meio de cursos e programas de qualificação.

Nesse sentido, o empregador tem a possibilidade de suspender o contrato de trabalho para que a empregada participe desses cursos. Assim, deve ser garantido uma bolsa de qualificação profissional com a possibilidade de uma ajuda compensatória mensal.

Além disso, as entidades de serviços nacionais de aprendizagem, como Sesi, Senac e Senai, poderão implementar medidas para estimular a participação das mulheres em seus cursos de qualificação.

 

Apoio ao Retorno da Licença Maternidade

Com o objetivo de facilitar o retorno ao mercado de trabalho das mães após o período da licença maternidade, o programa prevê que o companheiro da empregada possa solicitar a suspensão de seu contrato de trabalho para (i) prestar cuidados e estabelecer vínculo com filhos, (ii) acompanhar o desenvolvimento dos filhos e (iii) apoiar o retorno ao trabalho de sua esposa ou companheira.

Durante esse período, o empregado terá a oportunidade de participar de cursos ou programas de qualificação profissional em modalidade não presencial, fornecidos pelo empregador.

Será garantida uma bolsa de qualificação profissional e, caso haja acordo entre as partes, o empregador poderá fornecer uma ajuda compensatória mensal.

 

Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Outras Formas de Violência

O programa estabelece medidas para prevenir e combater a violência contra a mulher no ambiente de trabalho, especialmente em empresas que possuam Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa). Algumas das ações previstas são:

  1. Inclusão e divulgação de regras de conduta contra a violência no ambiente de trabalho;
  2. Estabelecimento de procedimentos para receber e conduzir denúncias;
  3. Inclusão de temas de prevenção e combate à violência contra a mulher nas atividades da Cipa;
  4. Realização anual de ações de capacitação dos funcionários relacionadas ao assédio sexual e outras formas de violência contra as mulheres.

 

Selo Emprega + Mulheres

Com o intuito de reconhecer as empresas que adotam as medidas propostas pelo programa, foi instituído o Selo Emprega + Mulheres.

Esse selo tem como objetivo destacar as empresas que promovem boas práticas, valorizam suas empregadas e buscam a igualdade de oportunidades, incluindo a ascensão profissional e ocupação de cargos de liderança.

As empresas que desejam obter o selo devem prestar contas anualmente demonstrando o cumprimento dos requisitos do programa e podem utilizar o selo para fins de divulgação.

 

Estímulo ao Microcrédito para Mulheres

Por fim, o programa Emprega + Mulheres busca incentivar o empreendedorismo feminino por meio de condições diferenciadas nas operações de crédito do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).

Essas condições especiais se aplicam (i) às mulheres que exerçam atividades produtiva ou de prestação de serviços como pessoa física e (ii) a mulheres enquanto pessoas físicas ou microempreendedoras individuais participantes do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

Como podemos ver, portanto, o programa Emprega + Mulheres apresenta medidas para promover a inclusão e valorizar as mulheres.

Se você possui uma startup e deseja se enquadrar nesse programa, nós, do L&O, estamos à disposição para auxiliá-lo nesse processo.  Para isso, fornecemos orientações jurídicas, esclarecemos eventuais dúvidas. Por isso, não deixe de agendar uma reunião conosco!

Leia também

Calculadora ao lado de um computado. Planejamento para encerrar a empresa.

Como encerrar uma empresa no Brasil?

Introdução É verdade que o empreendedorismo no Brasil apresenta desafios consideráveis. Os empreendedores enfrentam diversas dificuldades ao longo do caminho até alcançar o sucesso e

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.