O Contrato de Fornecimento na contratação de Startups pelo Estado de Minas Gerais

Fechamento de negócio por meio de Contrato de Fornecimento
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em nosso último post “Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)”, abordamos as fases do procedimento de contratação de startups pelo Poder Público Estadual, nos termos do Marco Legal das Startups de Minas Gerais. Demos maior destaque, naquele post, ao conteúdo e à assinatura do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), fase anterior à que será tratada neste post: a fase da assinatura do Contrato de Fornecimento.

Este contrato faz parte do processo de contratação de startups pela Administração Pública em MG e tem todos os detalhes regulamentados pela própria lei; entretanto, por se tratar de tema novo, surgem diversas dúvidas, não é mesmo? Então, vamos às explicações.

Após testada e validada a solução inovadora, bem como cumpridas as metas estabelecidas no Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), a Administração Pública poderá celebrar o Contrato de Fornecimento, desde que tenha interesse, passando para a próxima fase do procedimento de contratação.

Etapas de contratação de Startups pelo Estado de Minas Gerais; Contrato de Fornecimento.

MAS, O QUE SERIA O CONTRATO DE FORNECIMENTO E O QUE ELE DEVERÁ ESTABELECER?

O Contrato de Fornecimento utilizado no procedimento de contratação de startups tem o objetivo de formalizar o fornecimento, em escala ou não, do produto, processo ou solução testado e validado ao longo da fase resultante do CPSI.

Esse objetivo se assemelha ao de um Contrato de Fornecimento de Produtos ou de Serviços e/ou de um Contrato de Prestação de Serviços tradicional, tão comuns no mercado.

Neste Contrato, serão estabelecidas metas, detalhes sobre a entrega de relatórios periódicos e final, a titularidade dos direitos de propriedade intelectual das criações, a participação nos resultados da exploração da solução criada, dentre outras determinações necessárias para o êxito da solução elaborada.

O prazo para o fornecimento do produto, processo ou solução será de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Finalizado o prazo inicialmente determinado, estaremos diante de dois cenários possíveis:

  1. Caso a startup contratada pela Administração Pública não tenha cumprido suas obrigações, no prazo definido, será aberto novo chamamento público, iniciando, novamente, o procedimento de contratação. Importante destacarmos que, apesar de o Marco Legal das Startups de Minas Gerais não definir expressamente quais serão as consequências deste descumprimento de obrigações pela startup contratada, haverá, inevitavelmente, a previsão de penalidades no Contrato de Fornecimento, que serão definidas pela Administração Pública.
  2. Caso os resultados tenham sido alcançados, parcial ou integralmente, a Administração Pública poderá prorrogar o prazo, caso necessário, ou elaborar relatório final de encerramento.

Além disso, o valor do Contrato deverá se limitar a 5 vezes o valor despendido no CPSI, e seu pagamento será efetuado de forma proporcional aos trabalhos efetuados ao longo da execução do objeto do Contrato.

A Administração Pública também poderá determinar remunerações adicionais, associadas ao alcance de metas de desempenho, desde que observado o valor máximo de 5 vezes o valor do CPSI.

Será possível, ainda, que uma parcela desse valor seja paga antecipadamente, antes do início da execução do objeto do Contrato. Isso somente ocorrerá caso essa possibilidade esteja prevista em Edital específico e caso realmente haja essa necessidade para a implementação da etapa inicial do projeto.

É importante ressaltar que, apesar de estabelecer as cláusulas que deverão obrigatoriamente constar do Contrato de Fornecimento, o Marco Legal das Startups não estabelece maiores detalhes acerca das demais cláusulas. 

Assim, fica a critério da Administração Pública elaborar o documento com as demais cláusulas que julgar serem necessárias, cabendo, à startup selecionada, se informar e buscar entender todo o conteúdo do Contrato de Fornecimento, a fim de evitar futuros problemas na execução do objeto deste, por meio da negociação dos detalhes do acordo a ser formalizado.

Esperamos que, com este post, todas as fases do procedimento de contratação de startups pelo Estado e pelos Municípios de Minas Gerais tenham ficado claras para você; e, se tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco!

O time do L&O está preparado para analisar todos os documentos referentes ao procedimento de contratação, desde o Edital de Chamamento Público até o Contrato de Fornecimento, para que você tenha a segurança necessária para contratar com a Administração Pública!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.