A dispensa humanizada de colaboradores e os benefícios para a sua startup

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O momento de dispensa de um colaborador costuma ser delicado e desafiador para muitas startups. “Demitir” e “ser demitido” nunca é algo agradável, além de, muitas vezes, deixar marcas no colaborador, que podem, inclusive, refletir sobre os demais membros do time e sobre a própria empresa. 

Por essas razões, dentre tantas outras, é essencial que o processo de desligamento seja realizado através de uma dispensa humanizada de colaboradores, que traz, inclusive, benefícios para as startups. É o que, hoje, muitos têm denominado “offboarding”. 

Afinal, você sabe como deve agir neste momento? Sabia que ele pode ser crucial para evitar eventuais ações trabalhistas contra a sua startup? 

No post de hoje, vamos trazer algumas dicas sobre como conduzir o processo de offboarding da melhor forma, tanto para a sua startup, como para o colaborador. 

Vamos lá? 😅

Imagem de uma mulher trabalhando em uma mesa, para ilustrar a necessidade da dispensa humanizada de colaboradores.

Como praticar a Dispensa Humanizada de colaboradores?

Para que a dispensa seja realizada de forma humanizada e leve, é essencial que ela seja guiada pela empatia e pelo cuidado com o colaborador que está saindo da empresa, de modo que ele se sinta respeitado. 

Um dos pontos-chave para colocar isso em prática é ter uma boa comunicação. A forma como o colaborador será comunicado de seu desligamento certamente fará toda a diferença, portanto, cuide desse diálogo.

Se possível, tire um tempo para pensar no que irá dizer e nas melhores palavras a serem usadas. Dê feedbacks construtivos, faça elogios sobre os trabalhos que foram bem desempenhados, demonstre gratidão, e esteja aberto para receber feedbacks do colaborador também. Demonstre que a opinião dele é importante para a startup. 

Como forma de agradecimento, o envio de um presente de despedida pode ser interessante. O profissional se sentirá reconhecido e, possivelmente, isso facilitará o processo de compreensão das causas que levaram ao desligamento. 

Além disso, para demonstrar a preocupação pessoal com o colaborador, também é recomendado apoiá-lo nos próximos passos de sua carreira. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da indicação de uma empresa que possa auxiliá-lo na recolocação profissional; pela indicação de palestras ligadas à sua área de atuação; ou, até mesmo, pela realização de uma avaliação de seu perfil comportamental, caso haja abertura para tanto, para indicar o que pode ser desenvolvido ou melhorado. 

Outplacement

Nos dias atuais, muitas empresas têm adotado o chamado outplacement, que consiste justamente no processo de recolocação profissional do colaborador desligado, conduzido por um especialista no assunto, contratado pela empresa. 

Para o colaborador, os benefícios desse processo são diversos. Além de ajudá-lo a encontrar uma nova oportunidade, o outplacement é uma forma de apoio emocional e melhora de sua auto-estima, além de poder contribuir paracom o aumento do networking. 

Já pela perspectiva da startup, também existem inúmeras vantagens em adotar esta prática, as quais serão tratadas no próximo tópico. Não é à atoa que, conforme relatório da Verified Market Research, a movimentação do mercado global de serviços de outplacement deve chegar a US$ 2,37 bilhões até 2025.

Benefícios do Offboarding e do Outplacement para a sua startup

Como já adiantado, o momento de dispensa de um colaborador pode ser crucial para evitar eventuais ações trabalhistas contra a sua startup. Realizar o desligamento de forma humanizada reduzirá as chances de quaisquer demandas judiciais ou outras atitudes “vingativas” contra a empresa, sendo esse um primeiro benefício do offboarding e, por consequência, do outplacement

Além disso, outro ponto muito positivo está na promoção, interna e externamente, de uma boa imagem da startup, enquanto empresa que valoriza e ampara seus funcionários. A boa imagem é algo fundamental para qualquer empresa, já que impacta nas relações com clientes, com os próprios colaboradores – atuais e futuros -, e, indo além, com investidores. 

Por todas essas razões, é válido reiterar o quão essencial é que o processo de desligamento seja realizado de maneira cuidadosa e humanizada. Além de ser algo que evitará o ajuizamento de demandas trabalhistas contra a startup, também favorece a imagem da empresa frente ao mercado e a seu próprio time de colaboradores.

Cuidados jurídicos que devem ser tomados no momento da dispensa

Até aqui, foram tratados os aspectos práticos ligados ao momento de desligamento, a fim de contribuir para a dispensa humanizada de colaboradores.

Tão importantes quanto todos eles, são os cuidados jurídicos que devem ser tomados neste momento. 

Certifique-se de todos os pagamentos que devem ser realizados ao colaborador, em observância, principalmente, ao formato em que houve a contratação. No caso dos empregados CLT, por exemplo, é necessário verificar todos os benefícios e as verbas rescisórias a que eles têm direito. 

Além disso, é de grande importância a formalização do encerramento da relação com o colaborador, por exemplo, por meio da realização de um Termo de Rescisão e Quitação, que detalhe todos os aspectos relevantes do desligamento.

Se precisar de apoio nesta formalização, ou em qualquer outro aspecto que envolva a dispensa de colaboradores da sua startup, conte com o time jurídico do L&O.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

Como sua Startup pode abrir uma empresa no exterior

No processo de abertura e crescimento de uma Startup, expandir os limites territoriais, por meio da constituição de uma empresa no exterior, pode ser uma boa ideia. Então vem conhecer mais sobre a famosa offshore!

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.