Estruturando uma startup para se tornar unicórnio: dicas valiosas!

pessoas segurando ícones conceitos de negócios. startup unicórnio. startup.

Atualmente há um fenômeno que, silenciosa, mas rapidamente, vem fazendo com que o termo “unicórnio” seja menos relacionado a uma criatura mítica de um cavalo branco com chifre em espiral e mais a vinculado notícias como:

O mundo atingiu a marca de 1000 unicórnios, que, juntos, valem mais de US$ 3,2 trilhões.

O Brasil ganhou 10 unicórnios ao longo de 2021

Mas o que são, efetivamente, essas startups “unicórnio”s?

O termo “unicórnio” é uma das nomenclaturas criadas para definir startups em ascendência no seu nicho. Mais precisamente, o status “unicórnio”, foi cunhado em 2013 pela investidora norte-americana Aileen Lee. E ele recai sobre as startups que alcançam o expressivo marco de uma avaliação de mercado de um bilhão de dólares ou mais, antes mesmo de abrir capital – ou seja, de permitir a compra de ações da empresa pelo grande público.

Esse termo vem, com razão, ganhando a atenção das mídias. Isso porque as empresas que o carregam possuem o potencial não somente de impulsionar o PIB de países emergentes – trazendo consigo novos empregos – mas também de guiar a identidade econômica desses países, dentre eles o Brasil, por caminhos até então não explorados.

Assim – apesar de todo unicórnio ser considerado uma startup, mas nem toda startup ser um unicórnio. Podemos dizer que, ao ‘nascer’, toda Startup é uma Unicórnio em potencial! E embora existam diferenças significativas entre elas, em especial no tocante ao pioneirismo e à influência sobre os demais players do mercado, um fator em específico é similar e indispensável para ambas: a importância de acompanhamento jurídico para Startups, especialmente para as que querem chegar a se tornar Unicórnios.

Seja uma Unicórnio, seja uma Startup que pretende vir a ser uma, o devido amparo jurídico é algo que está presente em todos os cases de empreendedores de sucesso. Vamos conversar um pouco sobre o porquê?

·         Inovação é diferente de ideia.

A inovação surge quando uma ideia de melhoria ou solução é inserida no mercado, sendo difundida e alcançando a sociedade. Essa inserção no mercado se dá por meio das empresas. Assim, a efetiva transformação de uma ideia em uma inovação somente acontecerá quando vinculada à uma empresa bem-sucedida e que consegue disseminar a solução no mercado! E para que uma empresa seja bem-sucedida é indispensável os devidos cuidados jurídicos, desde o momento de sua ideação, até se tornar uma scaleup, depois de consolidada no mercado.

Por isso, teve uma ideia e decidiu torná-la uma inovação? Busque um acompanhamento jurídico para:

  • Auxiliá-lo nos primeiros passos após o ‘nascimento’ da ideia – como prosseguir de forma a proteger juridicamente a ideia e seus criadores, dentro do que é possível e viável juridicamente;
  • Garantir a devida constituição da empresa, de forma a atuar legalmente e sem prejuízos financeiros;
  • Evitar prejuízos que podem acontecer em caso de desconhecimento e, consequentemente, descumprimento das leis que regulam o mercado no qual a empresa se insere, ou irá se inserir.

·         Se a empresa produz a solução, a marca a torna reconhecida!

Se a ideia chega até o mercado por meio de uma empresa, essa empresa se consolida no mercado quando sua solução passa a ser reconhecida pelo público. Já a solução é reconhecida no mercado por meio da sua marca.

No mundo empreendedor, registro se tornou sinônimo de proteção. E embora sua ideia, propriamente dita, não possa ser registrada, o instrumento que a torna publicamente conhecida pode! Assim, a definição dos registros que melhor atenderão seus objetivos, bem como os devidos cuidados e estratégias marcarias são essenciais para o sucesso de qualquer Startup.

·         O fenômeno da compra de Startups por outras empresas; o famoso “exit”.

O caráter positivo ou negativo dessas aquisições vai depender dos objetivos e da estratégia de cada empreendedor. Porém, o que esse fenômeno inquestionavelmente mostra é a importância de saber reconhecer e lidar com os demais players do mercado no qual a empresa está, ou será, inserida.

Nesse ambiente jurídico-corporativo, devido ao desconhecimento de técnicas de negociação e solução de conflitos jurídicos, empresas/empreendedores representarem a si mesmos não é algo fácil e definitivamente não é o indicado. Sendo, assim, de extremo valor uma assessoria jurídica que atuará como guia e porta voz da empresa durante todo o percurso negocial até o fechamento do deal.

·         Não é somente a concorrência que pode causar prejuízos!

Não é somente de concorrentes diretos que podem surgir problemas e prejuízos para uma startup. Um player que perde com a entrada de uma startup no mercado, passa a se sentir incomodado e querer derrubar quem o está atrapalhando.

Além do mais, é essencial que todas as relações que envolvam a empresa – relação entre sócios, relação com empresas parceiras, relação com investidores e relação com os funcionários – estejam bem pensadas e delimitadas, de forma a potencializar sua atuação, e evitar o desgaste e prejuízos financeiros advindos de eventuais processos judiciais.

Ou seja…

De forma resumida e direta, uma startup que pretende se estruturar almejando se tornar um unicórnio, precisa pensar na estruturação do negócio desde a concepção. Entendendo e cuidando de todos os pontos que poderiam atrapalhar essa caminhada, mitigando os riscos e aumentando as chances de sucesso do negócio, sem que problemas jurídicos se tornem um obstáculo à caminhada.

Por fim, se quiser aprofundar o bate-papo sobre esses temas interessantíssimos ou se estiver em busca de um aliado para colocar sua ideia para jogo no mercado, não hesite em procurar o time do L&O! 

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.

×