Franquia ou Licenciamento de Marca?

Ao pensar em uma forma de crescer o negócio, empresários costumam avaliar a Franquia, que tem um modelo de negócios bem mais robusto e se esquecem de outro modelo mais maleável e que também pode atender bem os interesses almejados.

A Franquia é uma estratégia empresarial que visa a distribuição e a comercialização de produtos e serviços através do usufruto de um negócio já formatado com mercadorias, clientela, layout do estabelecimento, tecnologia de funcionamento, gerenciamento e soluções previamente elaboradas pelo titular desse negócio pré-existente, ou seja, o franqueador.

Apesar de muitos empresários ansiarem pela transformação em franqueadores, há necessidade de se atentar aos inúmeros requisitos para a efetiva transformação de forma legal.

É imprescindível a realização da pesquisa de franqueabilidade de um negócio, analisando-se: i) registro da Marca; ii) diferenciais do negócio; iii) identidade visual; iv) diferenciais da franquia; v) processos operacionais; vi) equipe de gestão do negócio; vii) processos de gestão; viii) tempo de atuação; ix) arquitetura e design do negócio; x) número de unidades; xi) software de gestão; xii) lucro; xiii) investimento necessário; e, xiv) rentabilidade.

Vale destacar ainda que a Franquia no Brasil é regulada pela Lei nº 8.955 de 1994, também conhecida como “Lei de Franquias” ou “Lei de Franchising e que a referida legislação dispõe de diversos aspectos, processos e procedimentos que devem, obrigatoriamente, ser observados pelo franqueador, sob pena de diversas sanções em caso de descumprimento.

Já o Licenciamento de Marca é um direito acordado através de um contrato para a utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada que pertença ao interessado em licenciá-la, ou seja, ao licenciante.

O licenciamento é concedido através de um contrato, por tempo limitado e em troca de uma remuneração (ex.: percentual sobre o valor gerado), tendo como vantagens em relação à Franquia a burocracia reduzida e o custo para a sua efetivação, que permitem ao licenciante uma publicidade em conjunto com a do licenciado para divulgação da marca.

De qualquer maneira, em ambos os casos, Franquia ou Licenciamento de Marca, é imprescindível que haja o prévio registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

As principais diferenças entre a Franquia e o Licenciamento de Marca são:

  • O registro do contrato que formaliza a relação entre as partes junto ao INPI é obrigatório no licenciamento para que tenha validade perante terceiros e na franquia tão somente em caso de franqueadores que tenham domicílio fora do Brasil;
  • Na Franquia é obrigatório que sejam obedecidos os processos e procedimentos descritos na Lei de Franquia, tal como a entrega ao franqueado da COF – Circular de Oferta de Franquia, de forma prévia à assinatura do contrato de Franquia;
  • A Franquia inclui a transferência do know-how, dentre outros direitos e obrigações entre franqueado e franqueador para que seja possível ao franqueado replicar o modelo de negócios;
  • Os contratos de franquia incluem o licenciamento de marca, entretanto, se estendem a diversos outros direitos e deveres.

Dessa forma, é importante que o empresário interessado no crescimento do seu modelo de negócios avalie qual a melhor forma dentro dos requisitos que cada uma possuí, bem como os cumpra a fim de evitar quaisquer problemas futuros com a sua expansão.

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.