Como o Registro de Obras na Biblioteca Nacional pode Proteger seus Direitos Autorais?

Você já se perguntou como proteger sua obra contra plágios?

No post de hoje, você entenderá como e por que proteger os seus direitos autorais por meio do registro da sua obra na Biblioteca Nacional.

Como funciona o registro de obras intelectuais na Biblioteca Nacional?

O registro de obras intelectuais é um importante aliado para a proteção dos direitos autorais, visto que podem comprovar a autoria e a anterioridade da obra em detrimento de obras de terceiros. Dentre os benefícios do registro, podemos destacar a prevenção contra plágio e edições não autorizadas da obra, bem como valorização nacional e internacional da obra, o que pode ser convertido em ganhos econômicos.

Desse modo, as mais diversas obras podem ser registradas, como por exemplo obras literárias, artísticas, musicais, audiovisuais e até mesmo softwares. Para cada tipo de obra haverá seu respectivo local de registro, devendo ser observada a natureza da obra, nos termos da Lei n. 5.988/73. Assim, são locais de registro:

(i) Biblioteca Nacional;

(ii) Escola de Música;

(iii) Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

(iv) Instituto Nacional do Cinema;

(v) Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; e,

(vi) Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Neste post, trataremos acerca do registro na Biblioteca Nacional, em razão de sua importância para a proteção de obras criadas por startups e de sua utilidade para comprovar a autoria da obra contra uso indevido por terceiros.

Por que proteger sua obra?

No contexto de startups, além dos registros que podem ser realizados no INPI (como exemplo: marcas, softwares, patentes, desenhos industriais etc.), também devem ser destacados os registros na Biblioteca Nacional, que permite registrar obras das mais diferentes áreas.

Nesse sentido, os registros na Biblioteca Nacional dependerão da área de atuação da empresa. Para descomplicar, podemos exemplificar a possibilidade de registrar ebooks e cursos voltados para a área de tecnologia e inovação, bem como roteiros de videogames, livros de RPG, obras como desenho, arranjos musicais ou histórias presentes em programas de computador, dentre diversos outros tipos de obras intelectuais.

A Biblioteca Nacional permite o registro de obras, incluindo traduções e adaptações, como livros, artigos acadêmicos, letra de música, cartazes, desenhos, obras artísticas, técnicas, entre outros. Inclusive, uma das vantagens em registrar obras na Biblioteca Nacional é que não é necessário que a obra esteja publicada, o que amplia o número de obras que podem ser registradas.

Por isso, o registro na Biblioteca Nacional possui especial relevância para proteger diferentes tipos de obras criadas por startups, visto que, geralmente, elas são originais e inovadoras no mercado, o que demanda especial cuidado em sua proteção.

O registro da obra permite coibir práticas de plágio e uso indevido da obra. Nesse cenário, inclusive, o Tribunal de Justiça de São Paulo já chegou a arbitrar indenização em montante de R$70.000,00 por entender que uma empresa de engenharia havia copiado projeto de engenharia de outra empresa, o qual havia sido registrado na Biblioteca Nacional. No caso, o registro foi importante para comprovar a autoria da obra e anterioridade em relação à cópia criada.

Outro ponto a se considerar sobre o registro é que, apesar da amplitude de obras que podem ser registradas, o processo de registro conta com poucas etapas. Assim, consiste nas fases de preparação de documentação; emissão e pagamento de GRU; preenchimento de formulário; e, envio do requerimento para análise.

Após finalizar o pedido de registro, basta acompanhar o resultado do processo. Caso você tenha alguma dúvida sobre o registro de obras intelectuais ou precise de suporte para o registro das suas obras, a L&O possui um time especializado em Propriedade Intelectual para ajudá-lo.

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.