Como usar ou divulgar conteúdos da internet, sem infringir direitos autorais?

Você sabia que para explorar comercialmente obras intelectuais protegidas por direitos autorais, tais como imagens, desenhos, ilustrações, vídeos, textos, dentre outras criações análogas, por meio da utilização (por exemplo, publicações em redes sociais) ou para a venda (por exemplo, vender uma peça de roupa com uma ilustração de terceiro), você precisará de uma autorização do criador de tais obras? 🤔

Estamos aqui nos referindo à necessidade de uma autorização específica para utilizar comercialmente imagens encontradas em bancos de imagens, no google, recebidas no whatsapp ou até mesmo para utilizar fotos de personalidades famosas no material das ações de marketing da sua empresa.

Essa autorização precisa ser adequada ao tipo de exploração comercial que será realizada e deverá indicar exatamente de que forma você pode utilizar ou explorar alguma criação, como por exemplo em ambientes físicos e/ou virtuais, se poderá ser realizado apenas um número determinado de cópias, se alterações e/ou traduções serão permitidas, dentre outras particularidades.

Isso ocorre diante da existência dos direitos autorais em cima das criações (ou seja, desses desenhos, imagens etc.). ➡️ Por isso, para a utilização das criações realizadas por terceiros, é preciso que a autorização seja concedida pelo titular dos direitos autorais patrimoniais (comerciais) referentes a essas criações. 

É imprescindível que isto aconteça, tendo em vista que o criador possui o direito de exploração da obra intelectual de sua autoria e somente ele poderá transferi-lo para terceiros.

Por essa razão, trazendo um exemplo prático disso,  apenas um fotógrafo, que seja criador e titular de uma fotografia ou uma empresa por meio da qual tenha sido autorizada em nome deste a comercializar tais direitos, pode permitir que esta seja utilizada ou comercializada em uma rede social. 

O que se entende é que a utilização dessas imagens e outros tipos de obras análogas expressam a criatividade do autor e, portanto,  devem ser protegidas a fim de que o criador possa ser incentivado a seguir com as suas criações. 💡 

📌Por isso, é preciso ter muita atenção ao utilizar algum tipo de obra intelectual (essas criações artísticas, literárias ou científicas), que expressem a criatividade do autor, tais como as mencionadas acima, ainda que em um mero story nas mídias sociais de uma empresa!

Tendo isso em mente, é preciso se atentar a dois principais pontos, ao desenvolver materiais de divulgação, realizar postagens, criar sites e veicular produtos, quais sejam: 

  • Você possui a autorização, licença ou a cessão para utilizar a obra?
  • Você atribuiu corretamente os créditos ao autor que criou a obra?

Em relação à autorização, licença ou cessão para utilizar uma obra intelectual, além de possuir esse alinhamento com o autor da obra (ou com a empresa que detém essa autorização), é importante que ocorra a formalização deste acordo por escrito. Caso contrário, algumas previsões de leis serão aplicadas automaticamente entre a relação das partes, que poderão ser diferentes das previamente acordadas e, até mesmo, prejudiciais para quem deseja explorar a obra comercialmente. 

Uma observação importante é que existem casos em que uma obra já se encontra em domínio público, isto é, que pode ser utilizada livremente sem a necessidade de uma autorização do titular, mas, atenção: ainda assim, é preciso que ocorra a devida atribuição de créditos. 

Para não cair no erro de um ter um acordo genérico, que não prevê os interesses de uso de uma obra intelectual, consulte um profissional especializado na área. 🔒

Na L&O, atuamos com a proteção dos bens da sua startup ou empresa inovadora, dentre eles, seus ativos imateriais, como as marcas, patentes e direitos autorais

Assim, conte conosco para atuar estrategicamente junto à sua empresa! 🚀

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.