Como Evitar que o Conflito Entre Sócios Mate o Seu Negócio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Empreender nunca foi um mundo colorido. Aquela história bonita do último unicórnio provavelmente é mais da metade licença poética. As noites sem dormir, os riscos, incertezas, meses e meses sem ganhar nenhum centavo – ou pior gastando seu dinheiro para iniciar um negócio – não são contadas com tanta frequência.

Uma grande parte de empreender é ter um ou vários sócios e junto com eles passar por todo o terreno esburacado que é desenvolver e fazer um negócio crescer no Brasil. A forma de lidar com esse caminho é diferente para cada um; muitos não têm perfil profissional para esse tipo de desafio e outros simplesmente não suportam a jornada.

Isso faz com que a relação entre os sócios seja sempre incerta e nem sempre os desejos, expectativas e ambições são iguais, tanto na visão para a empresa como para a vida pessoal, dentre tantos outros motivos que fazem as pessoas entrarem em conflito.

E o conflito, desentendimento ou briga entre sócios é definitivamente o maior assassino de negócios promissores e o que eu já tinha visto por muitas e muitas vezes acontecer no ecossistema foi comprovado pelo estudo feito pela aceleradora Startup Farm.

O Estudo da Startup Farm analisou centenas de cases de insucesso e constatou que 3/4 das startups morrem em até 5 anos estando o conflito entre sócios dentre as maiores causas.

Mas o que o empreendedor pode fazer para evitar essa alta taxa de mortalidade advinda de problemas entre sócios?

Mesmo que ainda na ideação, na primeira oportunidade, o empreendedor precisa se preocupar com alinhamento de expectativas, função de cada um e tudo o que cada sócio representa no desenvolvimento da startup e colocar no papel.

Entrar em um consenso e definir metas, prazos, participação, atividades e diversas outros assuntos no início, quando a relação e o negócio ainda não entraram na turbulência do mercado e de todos os erros e acertos que o empreendedor passa durante o desenvolvimento do negócio; isso faz toda a diferença. Nesse momento todos os envolvidos têm uma visão mais clara e amigável que facilita a negociação e definição dos assuntos.

E o que seria colocar no papel?

O documento mais indicado para isso é o chamado Memorando de Entendimentos entre Empreendedores e apesar de ver modelos circulando pela internet, esse deve ser um documento personalizado, contendo detalhes do negócio, da relação entre os sócios e o mais importante, a previsão de conflitos e soluções previamente acordadas pelos sócios.

Para facilitar a vida do empreendedor, vou citar alguns pontos importantes que devem estar no Memorando de Entendimentos:

  • O modelo de negócios;

Os empreendedores precisam definir o mercado, o problema que estão propondo a solucionar e a solução. Isso é muito importante, por exemplo, para a definição de não concorrência e sigilo que devem ser definidos no documento.

  • As funções de cada sócio, até as mais simples;

Mesmo que se opte por não definir metas específicas, é importante definir as funções e responsabilidades de cada sócio para o desenvolvimento do negócio. Isso facilita a gestão e o senso de responsabilidade de cada um na startup.

  • Como serão tomadas as decisões;

Muito importante definir como serão tomadas as decisões do dia a dia, bem como as mais importantes. Isso evita conflitos na hora da tomada de decisões, tal como a entrada de investidor, detalhes de investimento, entrada de novos sócios, dentre outros.

  • Valores investidos, se houver;

Quando houver investimento de patrimônio de alguns ou de todos os sócios, é essencial que se descreva com detalhes se haverá devolução, conversão em participação a mais, podendo até ser definido que não haverá nenhuma devolução ou vantagem; o mais importante é deixar claro no documento o que cada um está investindo na startup.

  • Previsão de saída;

A saída de sócios é fato comum no mundo das startups, alguns passam poucos dias ou meses e desistem de seguir. É muito importante que o documento preveja formas de saída dos sócios, com definições de pagamentos, manutenção de participação etc.

  • Previsão de conflitos e soluções prévias;

Esse é um ponto chave do documento. Definir formas de solução para possíveis conflitos entre os sócios é extremamente importante para evitar um problema maior na startup que pode resultar no encerramento desta. Os empreendedores devem tentar prever todos os tipos de problemas possíveis e soluções para tudo que for previsto.

No direito brasileiro a assinatura de duas testemunhas faz muita diferença nos documentos físicos. Ter duas testemunhas para ver e assinar o documento transforma ele em um título executivo extrajudicial. E o que isso significa?

De forma bem resumida, significa que apenas o documento basta para a solução judicial de um problema relacionado à relação dos sócios na justiça, além de pular uma parte do processo indo direto para a execução do que está definido no documento.

Com o Memorando de Entendimentos assinado entre os sócios, as chances de um conflito entre estes matar a startup diminuem consideravelmente, visto que independente da saída e dos problemas ocorridos, o negócio poderá seguir com a solução proposta no próprio documento, mesmo que alguns dos sócios saiam do empreendimento.

Além disso, ter esse tipo de documento assinado, mesmo não estando formalizada a empresa, gera segurança para possíveis investidores e parceiros que terão uma certa segurança de futuro, pelo menos relacionado ao time, que geralmente é o ponto mais observado por investidores.

De toda forma, esse artigo não representa material suficiente para um documento completo e seguro e nem o documento em si será responsável pelo sucesso da startup. A execução e o time é quem são os responsáveis pelo sucesso de um negócio inovador, sendo esse documento apenas uma ferramenta que pode trazer maior segurança jurídica para o negócio.

Não deixe de procurar um advogado especializado que entenda como negócios inovadores se desenvolvem e tenha sempre o acompanhamento jurídico em seu negócio! Problemas jurídicos e burocracias representam um volume considerável nas taxas de mortalidade de startups.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.