Empresas já consolidadas no mercado têm avaliado a alternativa de inovação por meio do desenvolvimento de uma startup Spin-off; ou, deveriam avaliar por seguir desta forma.
Pensando sobre mercados cada vez mais competitivos e que brigam em um oceano vermelho, empresas já consolidadas no mercado passam a se questionar cada vez mais sobre “como inovar”.
Afinal, quanto mais explorado um mercado, como bem explicam Kim e Mauborgne em “A Estratégia do Oceano Azul“, as fronteiras setoriais passam a estar definidas e aceitas, com regras muito bem estabelecidas no “jogo”.
Surge, portanto, a necessidade de buscar um oceano azul, límpido, que permita à empresa já consolidada, voltar a ter um (ainda) maior espaço de mercado, com um lucro amplificado e um crescimento escalável novamente.
A estabilidade em empresas é um sonho; mas todo empreendedor e bom gestor sabem que a inovação é contínua e que as demandas de uma sociedade se modificam a todo o tempo, especialmente em um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), com alta Volatilidade, Incertezas, Complexidades e Ambiguidades a serem enfrentadas.
Surge a decisão de seguir por uma startup Spin-off
Em uma realidade “estável” mas que necessita seguir inovando com receio de cair em uma descensão, as empresas tradicionais e já consolidadas enfrentam um grande desafio: inovar e “assustar” os atuais clientes, arriscando tudo o que foi construído até então.
Uma interessante e acertada saída que tem sido adotada é a da realização desta inovação por meio de uma startup Spin-off!
A startup Spin-off é uma empresa secundária, que deriva de uma empresa principal utilizando-se do formato lean e que permite a autonomia e agilidade na realização da inovação por meio da tecnologia, sem tantos impactos no negócio já consolidado e estável.
Dessa forma, estratégias mais arriscadas e ousadas poderão ser tomadas, aproveitando-se de um novo grupo que passa a liderá-las, ainda sob direcionamentos dos interesses de mercado da empresa principal, mas com autonomia, agilidade e desburocratização das atividades.
Alguns exemplos de mercado são:
- o “Iti” ou o “Cubo”, iniciativas do “Banco Itaú”;
- a “Youse“, startup da “Caixa Seguradora”;
- a “Eudora” e a “Quem Disse Berenice?” da “Boticário”;
- a “Piwi“, corretora online da “Centurium”;
- a “AWS”, derivada da “Amazon”;
- o “Post-it“, iniciativa da “3M”;
- o “BB Seguridade“, Spin-off de seguros do “Banco do Brasil”;
- o “Smiles“, iniciativa da “Gol”;
- e tantas outras! Conhece alguma não citada? Conta pra gente!
E quais são os desafios a serem superados?
Tudo parece perfeito até então, não é mesmo? Isolar os riscos em uma empresa secundária por meio de uma startup Spin-off pode ser maravilhoso e a teoria pode resolver todos os problemas do desafio de inovar em uma empresa já consolidada. Mas, temos inúmeros desafios que precisarão ser superados com toda a atenção e apoio da empresa principal.
Afinal, na empresa principal, temos inúmeros procedimentos criados para um processo impecável (dentro do possível) e que impediriam a agilidade necessária na startup Spin-off.
Entretanto, precisamos lembrar que todos esses procedimentos “burocráticos” foram criados por algum motivo; por um aprendizado de vivência e desenvolvimento da empresa principal. E, portanto, podem e devem ser aproveitados para que a empresa secundária não tome decisões equivocadas e que vão finalizar prematuramente todo o sonho de inovação.
Ao contrário do que se pensa, existem inúmeros desafios para essa inovação maravilhosa acontecer por meio de Spin-offs e dentro do que acompanhamos com startups Spin-offs no L&O e no mercado, vamos compartilhar 5 dos desafios e dos caminhos que podem ser tomados. Vamos lá?
- Separação da estruturação societária: uma startup Spin-off precisa ser uma empresa autônoma, com o seu próprio registro de nascimento.
Acompanhamos inúmeros projetos que demoraram para tomar a decisão de constituição de uma empresa com CNPJ próprio e que perderam oportunidades (de contratos com clientes, de licitações, de parcerias e outros). Certamente, há uma razão para a separação dos projetos e a não separação “oficial” trará empecilhos. - Utilização de uma estrutura de apoio especializada para startups Spin-offs: a tentativa de utilização das áreas da empresa tradicional para a prestação dos serviços inerentes ao desenvolvimento de uma empresa irão trazer toda a “burocracia” dos procedimentos criados, tornando lentos os passos da Spin-off.
Portanto, o ideal é ter apoio de marketing, jurídico, contábil, departamento pessoal e recursos humanos e todos as demais áreas de uma forma separada, com apoio especializado e externo à empresa principal.
Entretanto, é extremamente recomendável ter a “mentoria” e acompanhamento dos gestores da área especializada na empresa principal para obter aprendizados de mercado, evitando e/ou mitigando os erros. - Sedes autônomas: A tentativa de desenvolvimento da Spin-off com pessoas liderando o novo projeto ainda misturadas e envolvidas com todos os processos e procedimentos da empresa mãe poderá enviesar o desenvolvimento ágil da startup Spin-off.
O ideal é separar as empresas, inclusive fisicamente, deixando a criação de um espaço independente, mais inovador e que não contamine a Spin-off e que também não cause estranheza e reatividade nos envolvidos da empresa principal. - Equipes independentes: A contratação de um time independente é importantíssimo para trazer visões novas e pessoas que não estão enviesadas no projeto; mas, é claro que contar com pessoas experientes da empresa já consolidada poderá encurtar caminhos, desde que essas pessoas tenham o perfil inovador.
Por certo, essa contratação do time para a startup Spin-off deverá se pautar pela contratação por novas formas de trabalho que permitam uma maior aderência à atualidade do mercado, com a utilização de estratégias de atração e retenção de talentos, tal como a ferramenta de vesting ou o plano de stock options. - Desenvolvimento de uma marca independente: Regra geral, o apego ao sucesso da marca da empresa tradicional pode afastar a utilização da nova solução por pessoas e/ou empresas que já tenham reatividade à mesma; mas, o ideal, é deixar este novo filho ser independente, com uma marca própria registrada e com todo o caminho livre para a construção da sua própria autoridade.
Vamos aumentar as chances de sucesso da startup Spin-off?
Os desafios aqui trabalhados não são os únicos, mas são os principais que costumamos visualizar no apoio a startups Spin-offs a fim de solucionar ou de, no mínimo, mitigar os impactos.
Agora que você já os conhece, aumente as chances de sucesso da Spin-off que você faz parte ou pretende desenvolver, aproveitando-se do conhecimento adquirido. ?