Startup Spin-off como alternativa para inovação: o que é e quais os desafios a serem superados?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Empresas já consolidadas no mercado têm avaliado a alternativa de inovação por meio do desenvolvimento de uma startup Spin-off; ou, deveriam avaliar por seguir desta forma.

Pensando sobre mercados cada vez mais competitivos e que brigam em um oceano vermelho, empresas já consolidadas no mercado passam a se questionar cada vez mais sobre “como inovar”.

Afinal, quanto mais explorado um mercado, como bem explicam Kim e Mauborgne em “A Estratégia do Oceano Azul“, as fronteiras setoriais passam a estar definidas e aceitas, com regras muito bem estabelecidas no “jogo”.

Surge, portanto, a necessidade de buscar um oceano azul, límpido, que permita à empresa já consolidada, voltar a ter um (ainda) maior espaço de mercado, com um lucro amplificado e um crescimento escalável novamente.

A estabilidade em empresas é um sonho; mas todo empreendedor e bom gestor sabem que a inovação é contínua e que as demandas de uma sociedade se modificam a todo o tempo, especialmente em um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), com alta Volatilidade, Incertezas, Complexidades e Ambiguidades a serem enfrentadas.

Surge a decisão de seguir por uma startup Spin-off

Em uma realidade “estável” mas que necessita seguir inovando com receio de cair em uma descensão, as empresas tradicionais e já consolidadas enfrentam um grande desafio: inovar e “assustar” os atuais clientes, arriscando tudo o que foi construído até então.

Uma interessante e acertada saída que tem sido adotada é a da realização desta inovação por meio de uma startup Spin-off!

A startup Spin-off é uma empresa secundária, que deriva de uma empresa principal utilizando-se do formato lean e que permite a autonomia e agilidade na realização da inovação por meio da tecnologia, sem tantos impactos no negócio já consolidado e estável.

Também é válido mencionar que outro caminho muito adotado por empresas já consolidadas para inovar é a realização de M&As (Fusões e Aquisições) e já tratamos um pouco sobre este processo neste outro post. Se você tem interesse, confere lá!

Dessa forma, estratégias mais arriscadas e ousadas poderão ser tomadas, aproveitando-se de um novo grupo que passa a liderá-las, ainda sob direcionamentos dos interesses de mercado da empresa principal, mas com autonomia, agilidade e desburocratização das atividades.

Alguns exemplos de mercado são:

  • o “Iti” ou o “Cubo”, iniciativas do “Banco Itaú”;
  • a “Youse“, startup da “Caixa Seguradora”;
  • a “Eudora” e a “Quem Disse Berenice?” da “Boticário”;
  • a “Piwi“, corretora online da “Centurium”;
  • a “AWS”, derivada da “Amazon”;
  • o “Post-it“, iniciativa da “3M”;
  • o “BB Seguridade“, Spin-off de seguros do “Banco do Brasil”;
  • o “Smiles“, iniciativa da “Gol”;
  • o “Hackr Ads“, da consultoria “Hackr”;
  • e tantas outras! Conhece alguma não citada? Conta pra gente!

E quais são os desafios a serem superados?

Tudo parece perfeito até então, não é mesmo? Isolar os riscos em uma empresa secundária por meio de uma startup Spin-off pode ser maravilhoso e a teoria pode resolver todos os problemas do desafio de inovar em uma empresa já consolidada. Mas, temos inúmeros desafios que precisarão ser superados com toda a atenção e apoio da empresa principal.

Afinal, na empresa principal, temos inúmeros procedimentos criados para um processo impecável (dentro do possível) e que impediriam a agilidade necessária na startup Spin-off.

Entretanto, precisamos lembrar que todos esses procedimentos “burocráticos” foram criados por algum motivo; por um aprendizado de vivência e desenvolvimento da empresa principal. E, portanto, podem e devem ser aproveitados para que a empresa secundária não tome decisões equivocadas e que vão finalizar prematuramente todo o sonho de inovação.

Ao contrário do que se pensa, existem inúmeros desafios para essa inovação maravilhosa acontecer por meio de Spin-offs e dentro do que acompanhamos com startups Spin-offs no L&O e no mercado, vamos compartilhar 5 dos desafios e dos caminhos que podem ser tomados. Vamos lá?

  1. Separação da estruturação societária: uma startup Spin-off precisa ser uma empresa autônoma, com o seu próprio registro de nascimento.
    Acompanhamos inúmeros projetos que demoraram para tomar a decisão de constituição de uma empresa com CNPJ próprio e que perderam oportunidades (de contratos com clientes, de licitações, de parcerias e outros). Certamente, há uma razão para a separação dos projetos e a não separação “oficial” trará empecilhos.
  2. Utilização de uma estrutura de apoio especializada para startups Spin-offs: a tentativa de utilização das áreas da empresa tradicional para a prestação dos serviços inerentes ao desenvolvimento de uma empresa irão trazer toda a “burocracia” dos procedimentos criados, tornando lentos os passos da Spin-off.
    Portanto, o ideal é ter apoio de marketing, jurídico, contábil, departamento pessoal e recursos humanos e todos as demais áreas de uma forma separada, com apoio especializado e externo à empresa principal.
    Entretanto, é extremamente recomendável ter a “mentoria” e acompanhamento dos gestores da área especializada na empresa principal para obter aprendizados de mercado, evitando e/ou mitigando os erros.
  3. Sedes autônomas: A tentativa de desenvolvimento da Spin-off com pessoas liderando o novo projeto ainda misturadas e envolvidas com todos os processos e procedimentos da empresa mãe poderá enviesar o desenvolvimento ágil da startup Spin-off.
    O ideal é separar as empresas, inclusive fisicamente, deixando a criação de um espaço independente, mais inovador e que não contamine a Spin-off e que também não cause estranheza e reatividade nos envolvidos da empresa principal.
  4. Equipes independentes: A contratação de um time independente é importantíssimo para trazer visões novas e pessoas que não estão enviesadas no projeto; mas, é claro que contar com pessoas experientes da empresa já consolidada poderá encurtar caminhos, desde que essas pessoas tenham o perfil inovador.
    Por certo, essa contratação do time para a startup Spin-off deverá se pautar pela contratação por novas formas de trabalho que permitam uma maior aderência à atualidade do mercado, com a utilização de estratégias de atração e retenção de talentos, tal como a ferramenta de vesting ou o plano de stock options.
  5. Desenvolvimento de uma marca independente: Regra geral, o apego ao sucesso da marca da empresa tradicional pode afastar a utilização da nova solução por pessoas e/ou empresas que já tenham reatividade à mesma; mas, o ideal, é deixar este novo filho ser independente, com uma marca própria registrada e com todo o caminho livre para a construção da sua própria autoridade.

Vamos aumentar as chances de sucesso da startup Spin-off?

Os desafios aqui trabalhados não são os únicos, mas são os principais que costumamos visualizar no apoio a startups Spin-offs a fim de solucionar ou de, no mínimo, mitigar os impactos.

Agora que você já os conhece, aumente as chances de sucesso da Spin-off que você faz parte ou pretende desenvolver, aproveitando-se do conhecimento adquirido. 😄

Esperamos que tenhamos desmistificado o desenvolvimento de startups Spin-offs. Mas, se ainda restou alguma dúvida, conte com o time do L&O para apoiá-lo!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

9. Propriedade Intelectual e Industrial

Não é autorizada a utilização das Marcas e de qualquer propriedade intelectual e/ou industrial do L&O pelos USUÁRIOS do SITE sem a prévia e expressa autorização e aprovação do L&O, ficando resguardados todos os direitos acerca destas.

Ao acessar o SITE, você concorda que respeitará a existência e a extensão dos direitos de Propriedade Intelectual do L&O, bem como de todos os direitos de terceiros que sejam usados, a qualquer título, no SITE, ou que venham a ser disponibilizados de outras formas.

O acesso ao SITE não lhe dá direito ou prerrogativa ao uso de qualquer Propriedade Intelectual, Marca ou outro conteúdo nele inserido.

Se você violar as proibições contidas na legislação pátria vigente sobre propriedade intelectual e/ou neste Contrato, você poderá ter a sua Conta de Acesso bloqueada ou excluída definitivamente, se tiver uma, além de ser responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

4. Conta de Acesso ao OFFICE

Apenas clientes do L&O, que tenham contratado plano de Assessoria Jurídica, poderão ter acesso à área restrita do SITE, denominada OFFICE. Se for o seu caso, continue a leitura. Caso contrário, pule este tópico e vá para o próximo!

Para que seja possível o acesso ao OFFICE, é indispensável a criação de uma Conta de Acesso. Esta Conta será criada pelo próprio L&O que, na oportunidade, solicitará os dados necessários a você. Você declara que as informações fornecidas são completas,
verdadeiras, atuais e precisas, sendo de sua total responsabilidade informar ao L&O
sempre que houver modificação/atualização de informação relevante.
Além disso, no momento de criação da Conta de Acesso, o L&O determinará o nome de usuário (login) e uma senha provisória para que você consiga acessar o OFFICE.

Após a criação da Conta de Acesso, o L&O enviará a você, via e-mail previamente
informado, seus dados para acesso ao OFFICE (login e senha), sendo que, para maior
proteção e segurança, você deverá alterar a sua senha no primeiro acesso.
É de sua exclusiva responsabilidade a manutenção do sigilo do nome de usuário e da
senha de acesso relativos à sua Conta de Acesso, devendo comunicar imediatamente ao L&O em caso de perda, divulgação ou roubo destes dados ou, ainda, de uso não
autorizado de sua Conta de Acesso.

Após a criação da Conta de Acesso pelo L&O e recebimento das credenciais, você
declara aceitar de forma expressa este Termo ao efetivar o seu primeiro acesso. Haverá, portanto, o consentimento expresso para a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais pelo L&O e/ou por terceiros contratados pelo escritório para finalidades legítimas e diretamente atreladas ao SITE e ao próprio L&O.

O L&O poderá recusar, suspender ou cancelar a Conta de Acesso de um USUÁRIO sem prévio aviso sempre que suspeitar que as informações fornecidas são falsas,
incompletas, desatualizadas ou imprecisas, com a finalização da relação entre L&O e o USUÁRIO Cliente ou ainda nos casos indicados nas leis e regulamentos vigentes
aplicáveis, nesse documento, mesmo que anteriormente aceito.

Cancelamento da Conta de Acesso ao OFFICE

A sua Conta de Acesso ao OFFICE será encerrada a partir do momento em que a sua relação com o L&O chegar ao fim – e ficaremos bem tristes se isso ocorrer – estando ativa apenas enquanto estiver vigente o Contrato de Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para a adequada prestação dos serviços.

É importante que você compreenda que o encerramento da Conta somente ocorrerá a partir do momento em que o L&O e você conferirem mútua quitação, isto é, a partir do momento que ambos concordarem que não há mais nada para reclamarem um do outro, não havendo qualquer pendência relativa a pagamentos, dentre outras. O encerramento será realizado pelo próprio L&O.

Entretanto, caso você pretenda eliminar definitivamente todos os seus dados do OFFICE, poderá solicitar a qualquer momento ao L&O, que analisará a melhor forma de seguir disponibilizando as informações necessárias, realizando a exclusão em seguida.